Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Construção do TRIBUNA DAS ILHAS on-line

Há vários anos que sou um dos elementos da Direcção da cooperativa IAIC, sem fins lucrativos, com objectivos de informação e animação cultural no Faial. Proprietária do semanário "Tribuna da Ilhas"(TI) que se publica na cidade Horta.
Face à necessidade de informar o que se passa nestas ilhas às comunidades residentes noutras ilhas, continente e no estrangeiro;
Tendo em conta as dificuldade de remeter a versão de papel do jornal para o exterior desta terra; e ainda as oportunidades criadas com as novas tecnologias; iniciei então um projecto de construção de uma página do TI na internet para o fazer chegar mais longe.


Neste momento a página encontra-se ainda em construção mas está on-line. Possui algumas lacunas, a versão pdf para eventuais assinantes não está disponível, mas o projecto está no ar.
Apesar da pequena equipa da redacção editorial, das dificuldades técnicas e financeiras, todos os que quiserem consultar sítio do "Tribuna da Ilhas", apresentar projectos de publicidade, divulgar a página e até num futuro assinar o TI em pdf ou dar o seu contributo, este blog é uma porta aberta, face ao meu envolvimento pessoal na mesma.

Desde já fica o meu agradecimento a todos os que até hoje já colaboraram comigo, com destaque para o meu colega da concepção e realização, que tornaram possível este primeiro passo do TI.
Se se encontra fora da ilha e é leitor deste blog aproveite para divulgar a página do Tribuna das Ilhas: http://tribunadasilhas.com.pt

5 comentários:

Pedrita disse...

eu acho a internet um veículo poderoso. eu só venho conhecendo mais da região que vive através do seu blog. esse intercâmbio é muito rico. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

efectivamente a net é um meio excelente de divulgação e quem no passado tinha dificuldade de aceder à informação, hoje em casa pode conhecer o mundo.
Um jornal na internet é o meio mais rápido de fazer chegar longe a comunicação social de um lugar e, neste caso, pretendemos chegar aos açorianos dispersos pelo mundo.
Existem mais sites que divulgam o faial, de um modo mais turístico, o blof a rota das hortências nos links ao lado é um bom exemplo.

Anónimo disse...

Excelente ideia. É a ligação ideal com a Diáspora. (Em cada esquina há um Açoriano)

Os Incansáveis disse...

Concordo com a Pedrita. Já havia lido coisas sobre os Açores, mas nada específico sobre o Faial. Obrigada por enriquecer meus conhecimentos.
Denise

Carlos Faria disse...

Quem consultar a página verifica que ainda está com problemas técnicos, mas é um projecto em construção que irá sendo aperfeiçoado. Obrigado aos que por e-mail ou messenger detectaram aspectos a melhorar e incentiveram a ideia.

à nanda
esse contacto com a diáspora foi um dos objectivos principais do projecto... os residentes locais têm o formato tradicional do jornal em papel.

a os incansáveis
como já disse, o blog do meu amigo da rota das hortências, tem sempre uma vasta colecção de imagens sobre esta ilha, pois o seu objectivo é mais de divulgação turística, qualquer forma somos dois blogs complementares.