Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

"AMERICANAH" de Chimamanda Ngozi Adichie


"Americanah" da escritora da Nigéria Chimamanda Adichie, de quem já li este livro e do qual muito gostara, é um romance que mostra não apenas as dificuldades de vida da população daquele País, como também os problemas que a sua juventude enfrenta ao emigrar ou refugiar-se no Reino Unido ou nos Estados Unidos, mostrando muitos dos preconceitos raciais e culturais nos Países de acolhimento com sociedades multiétnicas e ainda os desajustamentos daqueles que regressam à origem. Aliás, o título "Americanah" é o termo com que os Nigerianos designam os seus emigrantes que vêm da América aculturados, à semelhança dos Açorianos quando falam dos "calafonas" e "amercas" e os Continentais denominam "francius" aos que passam pela França.
O romance centra-se numa relação amorosa que se iniciou na adolescência no ensino secundário, se prolongou no universitário e é interrompida pela emigração legal da jovem para a América e ilegal dele para Inglaterra sendo então afetada pelas vicissitudes que cada um enfrenta relatada em partes distintas ao longo do livro.
Os penteados africanos e as novas tecnologias tornam-se peças importantes para a caracterização do mundo atual, não só pelo uso destas nas comunicações à distância, mas também quando parte dos capítulos se passa num salão cabeleireiro que suporta reflexões sobre a importância do cabelo na integração social e, sobretudo, por a protagonista se tornar numa blogger famosa, onde, a partir das experiências do dia-a-dia, denuncia e caracteriza os vários tipos de racismo e os preconceitos e ideias feitas nos povos de acolhimento. Enquanto a estadia ilegal do protagonista servirá para mostrar vertentes diferentes das dificuldades dos imigrantes. Por sua vez, os momentos vividos na Nigéria evidenciam a corrupção política neste Estado, as ideias irrealistas do povo sobre os países de sonho, a estratificação social, económica e educacional e ainda a aculturação que sofrem os que saem e voltam transformados ao local de origem, em contraste com os que permaneceram sempre na terra natal.
Chimamanda utiliza escritas diferentes em função das necessidades de narração da estória, textos comunicacionais privados no e-mail ou públicos na blogosfera e redes sociais, nas caracterizações dos falares do inglês britânico, americano, nigeriano e da influência da língua nativa da escritora: o igbo, contudo sem nunca perder nem a coerência nem a uma grande fluência, o que torna a leitura muito agradável e diversificada, mas sempre fácil e a tradução tece a preocupação de respeitar minimamente essa riqueza estilística.
Assim, estamos perante uma obra magnífica que é ao mesmo tempo uma história de amor, um manifesto contra a injustiça e o preconceito e um retrato do mundo globalizado e informatizado atual visto pelo olhos de uma Nigeriana. Interessante também o recurso a encontros sociais em salão ou em festas que recordam técnicas da literatura do século XIX e de Proust no século XX, para mostrar a diversidade intrínseca das classes média e alta que se cruzava nas suas relações de vida.
Americanah é de facto uma grande obra literária e um tratado social que enriquece a literatura contemporânea e alarga os horizontes de quem lê. Apesar de grande (cerca de 700 páginas) vale a pena ler e recomendo.

5 comentários:

Pedrita disse...

só devo ter ouvido falar da autora por aqui. eu me interesso muito por escritores nativos em seus países que pouco conheço. anotado. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Pois é uma das escritoras mais proeminentes da África subsaariana e vale a pena conhecer.

Literaliza disse...

Tenho bastante curiosidade sobre a Chimamanda. Ainda não li o Sejamos Todos Feministas nem Hibisco Roxo mas quero conhecer essa escritora que está dando o que falar o mais rápido possível!

Carlos Faria disse...

O primeiro penso que é um ensaio, sei que não é ficção. Mas assumo, recomendo que conheça esta escritora, Hibisco Roxo é bem mais pequeno caso queira começar por uma de menor volume, mas também de muito boa qualidade.

Pedrita disse...

sim, são tantas camadas, é uma obra muito completa. colocar ora o protagonismo na ifemelu, ora no obinze, acabamos tendo olhares diferentes sobre a nigéria e os outros países. sim, é bem extenso, aqui são 500 paginas em letra pequena, fiquei meses até porque eu ficava muito pensativa em alguns capítulos com os textos do blog. o racismo que ifemelu conhece nos estados unidos é muito similar ao brasil ótimo texto. eu fiquei curiosa como ifemelu vai lidar com o trabalho do obinze, já que ele vive de operações fraudulentas do setor imobiliário e enriqueceu por isso.