Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ÓPERA - Árias famosas em contraste 1: Flórez vs Pavarotti

Conhecem a minha paixão por música, incluindo lírica, já assisti as várias grandes óperas pelo mundo, não sou perito, mas apreciador, apresentarei nesta série vídeos que podem agradar todos, no passado este tipo de arte era destinado a todo o povo, hoje fica a homenagem a um blog que existiu para a divulgar Opera per Tutti.



"Pour mon âme" talvez não seja das árias mais divulgadas, mas a suas exigências vocais, possibilidades de virtuosismo e a alegria do esperançoso jovem que se torna soldado só para casar com a sua paixão tornam-na cativante.

Cantada acima pelo tenor leggero Juan Diego Flórez, um dos meus predilectos da actualidade pela sua agilidade vocal e que já o vi ao vivo actuar várias vezes, mas não a presente ária. Abaixo a mesma ária cantada pelo famoso tenor lirico Luciano Pavarotti, num registo de quando era bem mais novo e isso reflecte-se no som, mas não na voz.



Diferentes interpretações e igualmente interessantes, não sei qual gostam mais, as vozes não são classificadas do mesmo género por acaso, têm características bem distintas e isso reflecte-se na ária, mas não deixam ambos de ser bons cantores.

2 comentários:

Pedrita disse...

belos vídeos, eu acabo vendo ópera só no brasil e nos últimos anos infelizmente tem sido raras as apresentações. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Estranho, pois São Paulo por si só tem maior dimensão que vários dos países onde só a capital tem várias óperas em simultâneo activas, como: República Checa e Austria.