Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

HENRYK GÓRECKY (1933-2010)

Muito compositores tornaram-se conhecidos mundialmente apenas séculos depois da sua vida, no seu tempo fizeram importantes músicas, provavelmente tiveram o seu grupo de admiradores, mas para muitos, mais não foram do que meros bons profissionais no seio de muitos e são hoje génios na arte de Orfeu.
É normal que se alguém perguntar por grandes músicos falarão de Bach, mas não o seria no seu tempo, tal como actualmente poucos conhecem Olivier Messiaen ou Henryk Górecky, o primeiro foi único, o segundo experimentou as grandes técnicas de composição do século XX e conheceu o sucesso com a sua 3.ª Sinfonia das Canções Tristes, cujos acordes já me comoveram muitas vezes.
Fica aqui a homenagem do grande músico polaco Henryk Górecky acompanhada de obras primas da pintura, que ontem nos legou a sua obra e abandonou o mundo dos vivos.

2 comentários:

Fernando Martins disse...

A música está mais pobre.

O Blog Geopedrados roubou este post, indicando autor e origem...

PS - em Abril o meu amigo Luís Costa (o outro formador que foi comigo ao Faial em 2009) vai com cerca de 110 pessoas ao Faial - temos de conversar...

Carlos Faria disse...

Já sabe que tudo o que está neste blogue que não tenha indicação de autor é público, por isso apenas agradeço a divulgação.

Ok, havemos de conversar, do nome já não me lembro, mas é normal.