Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

RESCALDO DE UMA SEMANA MUSICAL

Uma semana com dois eventos no campo da música erudita já não é algo assim tão raro no Faial. No recital do dia 2 de Setembro, integrado nas Festa do Varadouro, executaram-se obras do barroco até ao romântico, sob a direcção artística de Kurt Spanier, este ano contou com duas novas apresentações neste evento:
Ágata Biga, soprano, a qual já fora apresentada neste post, apesar de ainda estar no início destas andanças, o potencial da sua voz vai ficando cada vez mais evidente; e

Rodrigo Lima, flautista, um terceirense que eu não conhecia, foi uma bela surpresa. Mostrou um grande domínio da flauta, das obras e uma excelente interpretação artística, independente da época da composição.

Novamente parabéns a todos os que continuam em insistir e a conseguir sucessos na integração deste tipo de concerto nesta festa tradicional de cariz marcadamente rural e popular e, sobretudo, os que emprestam os seus talentos para que estes recitais sejam possíveis.

Integrado no "Açores Temporada de Música 2010" o programa do recital do dia 4 foi dedicado à canção erudita portuguesa, fortemente radicada no folclore nacional, nomeadamente açoriano.
Se Francisco Sassetti foi um bom acompanhante de piano e conhecedor da solista. Sandra Medeiros foi estrela, com uma grande segurança na voz, uma boa dicção e uma excelente interpretação e expressão das canções cantadas, a qual valorizou todas as composições que integraram este recital.

Uma coisa ficou clara, a canção erudita portuguesa pode não ser muito conhecida, mas, seguramente, os portugueses devem passar a conhecer melhor a açoriana: Sandra Medeiros.

Sandra Medeiros. Imagem daqui

7 comentários:

Pedrita disse...

eu tb estive em um belo recital apesar q apresentações de música clássica em são paulo são muitas. diferente de outras cidades brasileiras. beijos, pedrita

Ma-nao disse...

Obrigada pelo registo e pela tua presença! :)

Carlos Faria disse...

@Pedrita
A gulbenkian em lisboa tem actividade digna de qualquer capital europeia, mas as terras mais pequenas já nem sempre é assim, mas a Horta não está mal.

@ma-nao
tudo foi feito com prazer.

Anónimo disse...

Danusha Waskiewicz, presença habitual nos últimos recitais, aqui num registo diferente que me chamou a atenção: http://www.youtube.com/watch?v=bKAsieiT0wc

Carlos Faria disse...

Não vi este programa televisivo, mas conheço este tipo de interpretação dela, pois já o fez e eu assisti num espaço público e outro num comercial aqui na Horta.

Fernando Vasconcelos disse...

Nem de propósito ao fazer o post sobre os vossos comentários no meu blog estava precisamente a ler um comentário que fez sobre esta magnifica Soprano.

Carlos Faria disse...

Coincidências...