Páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2010

21 de Setembro: Dia da Freguesia da Ribeirinha

21 de Setembro, por deliberação da Junta de Freguesia da Ribeirinha, concelho da Horta, no anterior mandato, é o dia da Freguesia da Ribeirinha.

Ribeirinha

A data foi escolhida por coincidir no calendário religioso com o dia do patrono da paróquia desta comunidade: São Mateus; tendo em consideração que no passado este nível de autarquias estava intimamente associada ao poder religioso, daí o facto do estatuto de freguesia, por norma, coincidir com a criação de paróquias, e ainda reconhecendo o importante papel da antiga Junta de Paróquia na administração desta comunidades rural.

Espalhafatos

Se existem dúvidas sobre a data do início dos povoamentos na Ribeirinha, sabe-se que já existiam povoações em 1600 e que em 1666 esta zona do Faial tinha importância suficiente para lhe ser reconhecido o estatuto de Freguesia.
Hoje, com menos de 500 habitantes dispersos pelas localidades de Ribeirinha e dos Espalhafatos, esta freguesia mantém a tradição de possuir uma dinâmica cultural acima da sua dimensão populacional.

PARABÉNS RIBEIRINHA

3 comentários:

José Quintela Soares disse...

Parabéns, claro!

César Escobar disse...

Parabéns à Ribeirinha !
Sobre o povoamento sei (como o gecrusoe também saberá, enquanto interessado na matéria) que na obra "Espelho Cristalino", de Frei Diogo das Chagas, atribuída a 1643, refere-se a povoação da Ribeirinha com um determinado número de almas e fogos.
Sobre a sessão solene do Dia da Freguesia, pode ser visto o respectivo vídeo no blogue da Freguesia. Tem pouca qualidade mas foi feito com a prata da casa e muito boa-vontade ...

Carlos Faria disse...

O que conta é a intenção e obrigado pela informação.
Afinal a Ribeirinha é algo de que ambos gostamos e para a qual desejamos um futuro melhor.