Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

Bonitas Terras Açorianas 3 - PRAIA DA VITÓRIA

Há uma cidade açoriana que, por razões várias, ao longo da última década me cativou: a Praia da Vitória.
clique nas fotos para as ampliar
Desde o modo como soube aproveitar a sua frente-mar, onde a pequena marina convive calmamente com o burgo, os restaurantes e os cafés da marginal. Um espaço com alguma agitação nocturna, mas à dimensão adequada da terra.
Passando pelas ruas pedonais, onde uma calma reina entre um pequeno comércio tradicional simpático e diversificado.
Prosseguindo pela diversidade arquitectónica das suas igrejas e casas de traça tradicional local, algumas delas pérolas do Ramo Grande.

Continuando com o colorido das ruas que alegra o turista, anima o residente e onde as pessoas ainda se comprimentam e sorriem para o visitante

Sem esquecer o aproveitamento da lava para molduras em edifícios públicos, mas apenas em quantidade suficiente para não saturar a povoação de branco e cinza.
e ainda alguns desenhos em fachadas, varandas de madeira e em estruturas de ferro-forjado que, apesar de influências várias, não deixam de ser tipicamente portugueses.

Sem esquecer a razão da origem do nome, pois a Praia da Vitória abre-se ao mar por um extenso areal que convida a banhos no Verão e a um passeio relaxante no Inverno.
Até terminar na recuperação do seu paúl, que pode não ter sido a mais ideal para a avifauna selvagem, mas seguramente, é perfeita para se ter o campo dentro da cidade.
Assim, por ter sabido aproveitar as suas potencialidades sem megalomanias, mas de modo intensamente marcante no planeamento urbano, preservando um ambiente humano e a simpatia das suas gentes, cada vez gosto mais desta bela terra açoriana.

7 comentários:

Pedrita disse...

lindas mesmo. pela influência que sofremos dos portugueses, ouro preto é muito parecida com essas imagens. a diferença são as inúmeras ladeiras. os calçamentos ainda são de pedra pq a cidade virou patrimônio histórico. seria uma boa notícia se fosse conservada, mas infelizmente há pouca conservação nas maravilhas arquitetônicas de ouro preto. beijos, pedrita

Miguel Bettencourt disse...

"...cada vez gosto mais desta bela terra açoriana."

E és sempre bem-vindo à Praia da Vitória. :-)

Tibério Dinis disse...

Obrigado por ver a Praia da Vitória no Geocrusoe e pode ler como alguém de fora vê a cidade:)

Os Incansáveis disse...

cada vez mais fico com vontade de conhecer as terras daí.
Denise

Anónimo disse...

Obrigado pelas bonitas imagens.
Ali vivi e trabalhei, quando ainda era vila. Ali nasceu a minha filha mais velha.Belas recordações que guardo da então vila que hoje, já, é cidade.
SM

Carlos Faria disse...

@ pedrita
Não conheço Ouro Preto ao vivo, mas já vi imagens e de facto fazem lembrar cidades portuguesas, nomeadamente as terceirenses. Angra tem ladeiras, mas Ouro Preto falta-lhe o mar.

@MB
obrigado e por isso sinto-me muito bem aí na Praia. :)

@Tibério
Não tens de agradecer, fi-lo com prazer, exactamente por gostar da cidade.

@Denise
e espero que tenha um dia a oportunidade de cá vir, venha com calma, pois aqui além de reinar a beleza, a tranquilidade e o ar puro fazem parte do séquito real. Terei muito prazer em a receber.

@SM
não sabia que a sua filha mais velha ali tinha nascido, mas já me contara que ali vivera e ainda bem que a Praia lhe deixou impressões boas.

Paulo Pereira disse...

Quando tiveres tempo, e passares por cá, apita para tomarmos café.