Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

FREGUESIAS RURAIS DO FAIAL 4: Praia do Almoxarife

Imediatamente a norte da cidade da Horta, separada pela Lomba da Espalamaca, situa-se a freguesia da Praia do Almoxarife. Esta, conjuntamente com a capital do concelho e as localidades de Pedro Miguel e Ribeirinha ocupam a vertente leste da ilha exposta ao Pico.

As freguesias rurais da zona oriental têm todas a particularidade de se desenvolverem num eixo perpendicular à linha de costa e das suas moradias estarem debruçadas para a montanha do Pico, mostrando como os antepassados conciliaram as características morfológicas de lombas paralelas, quase este-oeste, com a beleza da paisagem que a ilha fronteira conferia à localidade.

A proximidade à Horta e a existência de um extenso areal marcam intensamente a vida nesta freguesia rural. Embora das menores em área no Faial, na Praia do Almoxarife cruzam-se há longo tempo os produtores agrícolas, os profissionais do sector secundário e terciário da cidade e os utilizadores da zona balnear e turística litoral, estes últimos muitas vezes indiferentes aos residentes da localidade que os acolhe.
Assim, não admira o crescente interesse em investimentos turísticos e a intensa ocupação sazonal da sua zona litoral, o que empresta um ambiente cosmopolita à zona baixa da freguesia, mas que não deixa de ser um risco à espreita para a qualidade de vida dos praienses.
Apesar da actividade cultural importantíssima da sua Banda Filarmónica, que enche de orgulho a população radicada de alma e coração na Praia do Almoxarife, bem como melómanos, muitos forasteiros e faialenses, infelizmente, limitam-se a reconhecer a zona balnear e o crescente ar de zona residencial periférica da Horta.

Mas também há que reconhecer: há poucas praias com tanta beleza em virtude da presença da da Montanha do Pico, a existência de uma água azul e pura a temperaturas quase tropicais e o contraste com o manto verde forte, salpicado de casas brancas rurais que envolve este areal escuro. Saibam todos conciliar o seu desenvolvimento e a preservação da sua qualidade.

7 comentários:

João Cunha disse...

Penso que vou utilizar aqui o blog como guia turístico na visita ao Faial :)

Pedrita disse...

que linda a primeira imagem. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

ao João cunha
pois tire o máximo proveito dele, não me importo que seja bem explorado ;)

à pedrita
é a costa leste da ilha, o primeiro vale é Praia do Almoxarife, no meio está Pedro Miguel de que já falei e ao fundo fica a Ribeirinha, vendo-se as ruinas do seu farol. freguesia mas falada neste blog não há ;)

Dora disse...

Parabéns pelo seu Blog!! É muito interessante.
Espero um dia ir viver para a ilha do Faial.

Dora

Carlos Faria disse...

Pois ainda bem, como terra é linda, como comunidade, sofre de alguns problemas devido ao seu distanciamento aos grandes centros, mas isso também trás vantagens. Se vier viver para cá espero que goste, conheço pessoas que adoram e ficaram fãs disto

Os Incansáveis disse...

Muito lindas as fotos e o local. Acho que é um grande desafio receber turistas e manter a beleza do lugar. Aqui, infelizmente, muitos lugares no litoral estão sendo loteados pela especulação imobiliária. Aí, a população local é deslocada e os turistas causam grande impacto na região.
Denise

Carlos Faria disse...

Aqui a degradação não chega a tanto, mas já se fazem alguns atentadozinhos contra os locais por interesses especulativos e turísticos... daí o alerta no post