Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

FLORA AÇORIANA 2 - Euphorbia azorica

Normalmente quando se fala do ambiente e da flora as pessoas tendem a mencionar árvores de porte imponente e majestoso na paisagem ou plantas de flores vistosas, muitas vezes cultivadas nos nossos jardins. Mas toda a espécies no seu ambiente natural, mesmo que pareçam humildes são igualmente importantes para a preservação da natureza e fazem parte da biodiversidade que se pretende manter.

Escolhi para hoje uma planta endémica dos Açores de porte herbáceo, que ocorre nas zonas costeiras de todas as ilhas açorianas uma espécie com o nome científico Euphorbia azorica. Este tipo de nomes escreve-se sempre em itálico ou sublinhado.

Apesar de possuir uma beleza discreta, talvez passe despercebida a muita gente, embora seja suficientemente conhecida do povo para ter a denominação comum de Erva-leiteira, devido à cor branca do líquido que liberta quando ferida e característica desta família de plantas, onde se inclui a sua "prima" da qual se extrai o látex para a borracha.
Apesar de pequena, confinada a zonas de baixa altitude e de Sjögren referir que raramente cresce no seio de cascalho, os exemplares deste post foram todos recolhidos em calhau rolado da linha de costa e com um aspecto de que se encontram magnificamente ambientados ao habitat que ocupam.
Por fim como curiosidade, desde novo achei interessante as suas flores, que apesar de serem pequenas e amarelo esverdeado, desenvolvem várias folhas à sua volta de maior dimensão que no conjunto parecem ser flores verdes, uma cor que não associamos às flores, podem ver uma fotos desse pormenor aqui.

Bibliografia
Erik Sjögren (1984) "Açores Flores" Edição da Direcção Regional de Turismo.
Infopédia da Porto Editora
Wikipédia

Base de dados da Biodiversidade dos Açores

4 comentários:

Valter Medeiros disse...

Apesar de Sjögren ser um exelente biólogo/botânico, existem algumas lacunas no seu guia das plantas Açoreanas, e uma das razões deve-se ao facto de grande parte do livro ter sido adaptado da versão das plantas da Madeira.
Recomendo o "Flora of the Azores" de Hanno Schäfer. É o guia mais completo disponivel por agora, apesar de ter algumas incorrecções também. Mas a ultima edição já tem alguns erros corrigidos, mas, por exemplo, o Metrosideros excelsa, está apenas identificado no livro nas ilhas da Graciosa, Faial e Flores, e existem dezenas no Pico, São Miguel e São Jorge, por exemplo.
À parte disso, excelente post. Conheço bem esta planta e também a conheço em zonas de calhau rolado.

Carlos Faria disse...

Pois acredito que tenha imperfeições, eu próprio detectei esta e deverão existir outras, mas como sou geólogo não tenho muitos livros de botânica e este foi oferta.
Qualquer forma se encontrar o Schäfer hei-de dar uma olhadela e sempre que tiver algo a adicionar, esteja à vontade.
Mas é uma planta endémica bonita, não é? (claro que conhecemos outra do género, mas essa há-de ficar para mais tarde ;-))

Os Incansáveis disse...

É sempre importante divulgar a flora e a fauna local. E se são endemicas, acho mais importante ainda. Existe algum animal aí que se alimenta desse "leite" da planta?
Denise

Carlos Faria disse...

à denise
Não há, aliás como ilhas distantes dos continentes a diversidade de fauna natural é pequena e só existe um tipo de mamífero endémico... porque voa ;)
falarei dele mais tarde