Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2009

VILAS DO TRIÂNGULO: VELAS

Três ângulos de uma vila única no triângulo...

Vila das Velas, como habitualmente digo, ou vila de Velas, como por norma dizem os jorgenses actuais, o maior aglomerado urbano da ilha de São Jorge...

Uma pequena e encantadora vila açoriana, numa surpreendentemente bela ilha deste arquipélago, que vive de uma forma intensa a realidade do Triângulo constituído pelo Faial, Pico e São Jorge.

Uma terra que me trás recordações das férias da minha infância... a simpatia das pessoas, a doçaria tradicional caseira, o queijo de São Jorge... a pátria do verdadeiro queijo da ilha que muitos procuram imitar.

clique nas fotos para ampliar

11 comentários:

maugastamanhas disse...

Pois que me perdoem os jorgenses, de facto ou sentimento, mas o melhor da ilha para mim é mesmo o queijo (o preferido mesmo, apesar de não ter provado muitos outros que também gozam de muita fama, como alguns portugueses do continente ou franceses), até porque dá para desfrutar fora dela ... A desculpas também aos restantes faialenses pois também temos bons queijos, inclusive premiados em certames nacionais tanto quanto sei.

Carlos Faria disse...

o gosto por são jorge também depende da profundidade com que se conhece a ilha, eu pessoalmente que a conheço bem, vejo muito mais além do queijo: a força da paisagem, a natureza conservada, os solares rurais, as zonas balneares, a geologia e tudo envolto em beleza e ainda não adulterado pelo turismo...

José Quintela Soares disse...

Belíssima Vila.
E bem conservada.
O progresso parece não a querer "estragar", o que se saúda.

Carlos Faria disse...

ao josé quintela
há houve uns "atentadozinhos", mas na generalidade o centro da vila está muito bem preservado e arranjado.

Valter Medeiros disse...

A ilha de São Jorge é uma das minhas favoritas, e em especial a vila das velas, não que tenha alguma coisa contra a Calheta, muito pelo contrário, apenas passo mais tempo nas Velas quando lá vou.
O que me encanta tanto nesta ilha são as Paisagens naturais, e as pessoas. É uma daqueles sitios que, quando lá chego, encontro sempre alguém de conhecido, e de onde parto sempre com vontade de ficar.
Mais um excelente post. Parabéns!

Carlos Faria disse...

ao valter
eu sinto-me também jorgense, mas algumas pessoas do faial julgam-me inclusive jorgense e tem piada que mesmo em são jorge, houve pessoas que me conheciam por ser das manadas... mas não tenho ascendência daquela ilha, embora tenha familiares que foram para lá viver e organizaram a sua vida lá. adoro a ilha.

Lc disse...

Lindo o lugar, maravilhosa a ilha, a seguir ao Faial, meu local de eleição nos Açores.
És mesmo um "sortudo", passar férias aqui,infelizmente para mim não passa de um objectivo para o futuro, espero que breve.

Carlos Faria disse...

já passo menos... mas talvez volte a ser novamente a minha segunda morada.

A ilha dentro de mim disse...

É de facto uma terra de encantos, que ainda tem muito para ser descoberto. Inclusive por mim...

Carlos Faria disse...

não perca a oportunidade... há sempre o risco de interesses e maus gostos destruirem o que ainda está bem conservado.

A ilha dentro de mim disse...

Já lá estive, mas foi apenas um fim-de-semana de turista. E sei que há muito mais para explorar. Pode ser que calhe este ano. Quem me dera que as férias esticassem...