Páginas

segunda-feira, 11 de maio de 2009

DIVULGAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DE SALVAGUARDA DE PATRIMÓNIO FAIALENSE

Associação salvaguarda do património faialense

A partir do blog Horta XXI, da qual sou contribuidor, publico a presente mensagem para efeitos de divulgação.

A degradação de património faialense, como é o caso dos moinhos ou a igreja de S. Francisco, indigna, e com razão, muitos cidadãos. De facto deixar-se ao abandono património é um acto lamentável e, em determinadas situações, criminoso.
Muito se tem falado da igreja de S. Francisco e dos moinhos holandeses, mas infelizmente até ao momento não tem surgido grandes resultados. Tal ineficácia devesse grandemente ao facto de os anseios e preocupações dos cidadãos não terem eco nos centros de decisão.
O associativismo é uma das formas mais eficazes de exercício de cidadania, uma vez que um grupo de cidadãos que se faça representar através de uma associação tem mais possibilidades de ser ouvido.
A existência de associações permite igualmente a candidatura a fundos comunitários, governamentais e camarários que permitam a defesa dos seus interesses e projectos.
Assim sendo, este post tem por objectivo dar o primeiro passo de uma iniciativa que tem vindo a ser adiada há demasiado tempo e que diz respeito à criação de uma associação, sem fins lucrativos ou politico-partidários, que vise a salvaguarda e do património material e imaterial da ilha do Faial.
Pede-se a todos os visitantes que estejam disponíveis para integrar os corpos sociais da referida associação que manifestem a sua disponibilidade através do envio de um mail para lmjvalente@gmail.com.
Pede-se igualmente aos visitantes e bloguistas do HORTA XXI que divulguem este post por conhecidos e amigos que possam estar interessados em participar nesta iniciativa.

3 comentários:

Os Incansáveis disse...

Parabéns pela iniciativa. A comunidade se organizando pode requerer das autoridades a conservação do patrimônio histórico.
Denise

Carlos Faria disse...

é essa mesmo a ideia dos envolvidos no projecto do blog HortaXXI, obrigado pelo apoio

Anónimo disse...

É uma iniciativa bastante louvavel e credivel.
Talvez por conhecimento antecipado
da razão primeira, uma das novas empresas da Camara, veio a publico demonstrar que existia e informar que iria ter em atenção os imoveis degradads, etc, etc.
Será para acreditar?
A vermos vamos.
No entanto damos o nossso incondicional apoio á solicitação do Blog.