Páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PRAGA, pelo dinamismo cultural

Fui atraído pelo dinamismo cultural de Praga, as suas óperas, a sua arquitectura, o seu aspecto medieval... e é para aqui que vim à descoberta.

PRAGA e o rio Moldava (Vlatva em checo), imagem daqui

Não me pronuncio ainda sobre esta cidade que desconheço completamente e que há poucos anos me era estranha... apenas a relacionava com Milan Kundera, Kafka, alguns compositores e a uma primavera passada, fica apenas a menção ao motivo da escolha.
Espero em breve comunicar as minhas impressões e depois do fascínio da descoberta há poucos anos do império cultural que é Berlim as comparações serão inevitáveis...

17 comentários:

José Quintela Soares disse...

Estou certo que ficará impressionado.
Praga é fascinante.

RJ disse...

É favor ir ao Castelo, ao museu e cemitério Judeu, a casa museu do Kafka com alguma sorte apanha-se sem fila, etc...
A baixa e zona de comércio é muito bonita.

Anónimo disse...

a foto é linda. tb tenho fascínio por praga e sua história cultural. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

ao jos`e quintela
desculpe os acentos, por aqui ainda nao percebi como os colocar. primeiro ja me impressionou, nao sabia bem como era e as primeira horas foram muito positivas...

ao rj
espero ir a tudo isso e muito mais, julgo que marquei tempo suficiente para ficar a conhecer bem esta cidade... da lingua ja nao digo o mesmo ;}

a pedrita
tinha recebido boas referencias de praga, vira fotos e ficara bem impressionado e alem disso tinha um bom progarma musical e arrisquei, penso que fiz bem

Maria Silva disse...

Não vai ficar desapontado.Divirta-se

Carlos Faria disse...

nanda
obrigado...

Grifo disse...

Também gostava de um dia ir fazer umas viagens assim, tudo programado por mim. ^^

ematejoca disse...

O Castelo, o museu e cemitério Judeu, a casa museu do Kafka é obrigatório... mas Praga é muito mais do que isso.
Já estive aí duas vezes: Em Junho, o que é horrível por causa dos turistas. Bem, eu sei que também era turista, mas eu nunca vi nenhuma cidade com tanta gente (americana, alema, etc...). Encontrei lá também uma rapariga portuguesa com duas criancas, mas essa vivia lá. Por essa ocasiao dei um grande passeio de barco pelo rio Moldava. Gostei muito!

A última vez foi em Dezembro perto do Natal. A temperatura era de 7 graus negativos. Por favor, diga-me a temperatura actual.
Como nao podia deixar de ser fui duas vezes à ópera. Vi: "A noiva vendida" e "Rusalka". Levei imenso tempo a tirar todas as camisolas.
Diga-me por favor que óperas viu.
Fui também a um teatro, penso que se chamava "Black Box". E a muitos e excelentes concertos em igrejas.

Saudacoes para si, geocruseo, e para "a noiva do Moldava"!

Lc disse...

Ainda não conheço, mas já ouvi falar muito bem, espero que gostes...

RJ disse...

(Esqueci-me ainda de referir)

Há uma certa ponte que merece uma visita, ou melhor, uma travessia...

Os Incansáveis disse...

Tenho uma amiga que já visitou o mundo todo e disse que se tivesse que escolher o lugar mais bonito em que já esteve diria Praga.
Aproveite bastante.
Denise

Fernando Vasconcelos disse...

Bom agora certamente que já concluiu que é uma cidade fantástica ...

A ilha dentro de mim disse...

Grande escolha! A minha irmã esteve lá antes do Verão e fiquei cheia de água na boca com as fotos que vi e os relatos que ouvi sobre a vida na cidade. Aproveite bem!

Carlos Faria disse...

ao grifo
aguarda... quando tinha a tua idade tambem ficavame pelo desejo... com o tempo e trabalho has-de conseguir concretizar os teus sonhos.

a ematejoca
ainda nao fui ao museu kafka,mas ja dei volta a muitos sitios. a temperatura julgo que anda pelo -2 e ceu azul sem nuvens.
A operas sao alemas e italianas, fazem parte dos post agendados (3), por isso vai ficar a saber o que escolhi, mas nao foi checo... essas ficam para os dvd se comprar como recordacao.

ao lc
e fizeram muito bem em dar boas referencias, muito linda mesmo, nesta altura nao esta' inundada de turistas, mas uma fraccao grande sao lusos, alias num museu na loja a funcionaria disse que por ca andavam muitos portugueses.

ao rj
sim, aquela que honra o meu homonimo ja andei, apesar das obras ;-)

ao fernando vasconcelos
ja conclui mesmo e pensei no seu blog quando comecei a ver os numerosos concertos... embora estejam excessivamente caros os situados em igrejas quando comparadados com viena, a unica situacao em que encontrei onde esta cidade fica mais cara do aquela.

lb
se nao tem medo do frio (eu nao) esta altura e' muito boa pois tem poucos turistas e as coisas estao acessiveis mais facilmente (hoteis, transportes e circulacao)

Marla disse...

Sim senhor, a isto é que se chama a boa da qualidade de vida... Divirta-se e não se esqueça de trazer umas prendinhas para as meninas do Tribuna :)

**

Unknown disse...

Aproveita bem. E uma cidade belissima onde se faz excelente musica.
Abraco.

Carlos Faria disse...

'a marla
ja' pensei, mas aqui as prendas que eu habitualmente ofereco nao sao o forte da cidade

ao meloes
ja confirmei isso e estou a tentar aproveitar ao maximo.