Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A MORTE DO MENINO JESUS

As celebrações ao invencível deus Sol do império romano foram transformadas pelos cristãos romanos nas festividades do nascimento do Menino Jesus, pois Este era para eles o verdadeiro Deus e Luz da vida...  
Pagão ou cristão, o solstício de inverno sempre esteve associado ao nascimento ou à fonte da vida, até que nos tempos modernos passou a ter para muitos um pai idoso, de infância desconhecida e residente num dos locais mais inóspidos à vida...

Porque gosto da vida e de viver e detesto ser desenraizado das tradições do meu povo, persisto no luso Natal do Menino Jesus. Uma criança é sempre um início de vida, independentemente de qualquer crença, por isso resisto a qualquer sucedâneo oco, mesmo que popular, e não me habituo a um Natal sem o Menino Jesus.

A tolerância sempre me guiou, logo a todos eu respeito. Assim, quer optem pelo Menino Jesus da tradição lusitana ou pelo velhote, no ocaso da vida, Pai Natal (Papá Noël no Brasil), criado pelo  marketing do capitalismo, a todos um Feliz Natal.

8 comentários:

ematejoca disse...

Há aqui muitas famílias alemas que optem pelo Menino Jesus(que o geocruseo diz ser da tradição lusitana)em vez do Pai Natal.
Também lhe desejo um Feliz Natal com o sem "consumismo"!

Carlos Faria disse...

à ematejoca
eu quando digo que é tradição lusitana não é com intenção de exclusividade, existem outros povos que também têm o Menino Jesus, outros têm o São Nicolau (o verdadeiro) e existem alguns que usam os reis para os presentes... apenas o Pai Natal é que resultou de uma adulteração do São Nicolau e transformado nesta figura omnipresente e estranha à nossa tradição. se fosse uma adição tudo bem, mas é uma substituição pura e dura da nossa cultura.

Grifo disse...

ainda bem que na tua casa o Natal é assim...


Feliz Natal!

Carlos Faria disse...

ao grifo
claro, pois sempre fui um defensor da tradição, desde que saudável, assumo a minha cristandade e não vejo nenhuma vantagem em me render às figuras impostas pela sociedade consumista.

Maria Silva disse...

Olá!

O seu presépio é lindo!

Continuação de Festas Felizes e um Próspero 2009.

Vou para longe fazer a passagem de ano. Até breve.

Carlos Faria disse...

Obrigado e boa viagem, que a passagem de ano e 2009 lhe sejam muito favoráveis, com tudo de bom

José Quintela Soares disse...

Com algum atraso, Boas Festas!

Carlos Faria disse...

Obrigado... qual atraso as festas continuam como se vê no post de hoje e provavelmente em próximos e o espírito de natal deve sempre persistir.