Páginas

domingo, 18 de novembro de 2007

Geologia em açoriano - MISTÉRIO

Todas as línguas criam palavras para descrever situações específicas da sua área, as descobertas portuguesas levaram ao contacto com novas realidades e obrigaram ao aparecimento de vocábulos novos ou à atribuição de novos significados a palavras antigas. A actividade vulcânica dos Açores teve o seu contributo nesta área e assim criaram-se palavras e significados regionais que explicam fenómenos e estruturas geológicos.
MISTÉRIO - Designação das zona nas ilhas do Grupo Central dos Açores: Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa, que foi ocupada por uma escoada de lava depois do povoamento destas ilhas.
A zona entre a povoação em primeiro plano e a segunda ao fundo corresponde ao Mistério da Praia do Norte, a escoada que se desenvolveu para norte na erupção de 1672
A palavra encerra em si uma situação de angústia, ansiedade e insegurança das populações que de um momento para o outro viam extensos campos agrícolas e as suas povoações serem destruídas por um "rios de fogo" que saíam da terra e sem explicação aparente, no caso da foto acima, a freguesia da Praia do Norte foi coberta pela escoada e reconstruída depois a leste do Mistério.
Mistério do Capelo entre as povoações da foto, fruto da escoada que correu para sul na erupção de 1672 e apagou definitivamente as habitações de Ribeira Brava, hoje o nome nem existe na toponímia
No Pico existem também vários mistérios: Prainha, Santa Luzia, São João e Silveira, correspondentes a outras tantas escoadas históricas.
Em São Jorge existem os mistérios de Santo Amaro e da Urzelina, fruto das duas erupções na ilha após o povoamento.
Na Terceira existe o Mistério dos Negros, no interior da ilha.

3 comentários:

Neves de ontem disse...

Fiquei com vontade de ver estes misterios. Cumprimentos.

Carlos Faria disse...

As zonas que envolvem os vulcões são plenas de beleza e invocam pelo seu aspecto um mundo do fantástico por isso vale a pena conhcê-las.

almariada disse...

Olá.

Hoje falo da Zona do Mistério na ilha do Faial e fiz um link para este post - em vez de me pôr a escrever sobre o que não sei ;)

Obrigada, praticamente não há informação sobre os "mistérios" na net...