Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

AÇORES - PRATA NA CATEGORIA ILHAS A VISITAR

O Arquipélago dos Açores foi classificado como o 2.º melhor grupo de ilhas para se visitar a nível mundial, num conjunto de 111 regiões insulares pela revista National Geographic Traveler
Marina da Horta - Faial

Parabéns Açores
Mais uma explicação porque não consigo abandonar estas ilhas...
Porque me apaixonei por elas logo na primeira visita

7 comentários:

Anónimo disse...

Se eu resolvesse fazer um livro sobre: "Fernando Vale na obra de Miguel Torga"
Quem era o autor do livro? Era Miguel Torga?

José Quintela Soares disse...

Pois é, caro geocrusoe, sendo naturalmente muito suspeito...discordo da classificação da revista...

Os Açores em primeiro lugar!

Abraço

Anónimo disse...

pra se VISITAR ... eis o pormenor essencial da coisa ...

Anónimo disse...

Ora, assim estou completamente de acordo. Quanto a tradições, ecossistema, cultura(?) e, sobretudo, paisagem, levamos mesmo grande vantagem.
E podemos melhorar, se formos espertos e melhorarmos aquilo que, por exemplo, propunhas, embora envergonhadamente, no blog action day.
Até quando seremos submissos a projectos imediatistas, cuja única meta é o ciclo político?

Carlos Faria disse...

ao José Quintela
Como não conheço as ilhas Faroe não me atrevo a discordar, embora suspeite que em termos de clima os Açores sejam melhor e em paisagem talvez. Quanto ao respeito pelo ambiente e pelo que conheço dos noruegueses, eles devem estar à frente.

Tarrasso
Claro que numa revista de turismo o critério é viagens ou férias e não discutir qualidade de vida dos residentes, mas apesar das dificuldades de cá se viver, confesso: pelo que conheço de todo o país, era bom que muitos locais subissem á de qualidade de vida de cá. Quanto a outras ilhas não conheço o suficiente para fazer um ranking.

ao Paulo Pereira
Eu não falo de ambiente envergonhadamente. Por questões de ética não discuto a minha actividade profissional principal em público, caso contrário, teria de emitir opiniões públicas sobre decisões do meu Serviço, por isso as minhas discussões concretas do tema são no local de trabalho... ora concordando, ora discordando, ora influenciando a decisão e a obedecer a que quem tem o poder e a lei do seu lado. Confesso que tenho ideias fortes sobre a matéria, mas não sou o decisor sobre elas e não me inscrevo em ONG sobre o tema pois, mais cedo ou mais tarde, teria de confrontar-me com aquilo que não poderia dizer em público, mesmo quando dizem que existe liberdade de expressão... e ALGUMA existe de facto.

Anónimo disse...

Sendo sabido que estas classificações em revistas de grande tiragem são sempre o resultado de interesses comerciais, à primeira vista surpreende que pela primeira vez uma das principais revistas de turismo americanas valore justamente os Açores.Mas basta ver quem ficou em primeiro lugar para concluir que estes peritos pouco percebem ou querem perceber dos Açores: nas ilhas Faroe a sustentabilidade nem para o crescimento de árvores chega... A confirmação é dada por sete das outras ilhas nos primeiros nove lugares, cujo clima frio nada tem a ver com os climas açorianos. Não admira portanto a razão que estes "peritos" encontraram para explicar que os Açores estejam ainda relativamente intactos: “não é um destino de praia ou de outra forma susceptível ao turismo de massa. De facto, o seu clima caprichoso provavelmente impede o fluxo de turistas." (2)A ilha deserta do sul da Austrália deve ter conquistado a sétima posicão porque tem um clima ainda mais ventoso do que a costa do Sul da Austrália, o que faz com que só mesmo cangurus consigam viver por lá. A propósito, nos Açores, que para os "peritos" são uma massa uniforme, podem-se ver paisagens que lembram os mais variados sítios. Mesmo a terra vermelha da Austrália, como aqui, aonde o clima excepcionalmente constante é exactamente o oposto do descrito pelos "peritos".

Notas
1- O Top, que nos primeiros 12 lugares, mais parece o dos lugares mais inóspitos, com excepção da ilha de Molokai. É impossível ser só ignorância da National Geographic ...

2- Vejam também esta enormidade que os "peritos" encontraram para explicar a hospitalidade dos açorianos: "Os habitantes locais são muito sofisticados, uma vez que a maioria viveu já além-mar". De facto são muitos os descendentes de açorianos que pisaram os Açores pela primeira vez depois de ser "repatriados" das prisões dos Estados Unidos, com o vergonhoso consentimento das autoridades portuguesas. Mas assim tantos também não são ainda...

Anónimo disse...

http://www.trekearth.com/gallery/photo769583.htm