Páginas

sábado, 22 de outubro de 2011

Franz Liszt - 200 anos de um pianista impar

O século XIX foi o século da excelência do piano, para isso contribuíram muitos compositores, dois se destacaram-se acima de todos para este instrumento musical, um deles foi Franz Liszt que faz hoje 200 anos...
Quem não conhece a força romântica desta música ouvida em telenovelas, filmes, concertos ou como fundo ambiente de centros comerciais e de restauração?



Um vídeo que permite ouvir outra obra importante enquanto se lê a biografia deste homem.



Outra das obras fortes deste homem



Franz Liszt transpôs para piano todas as sinfonias de Beethoven uma trabalho monumental em que as sinfonias mantêm toda a sua força neste instrumento de que Liszt soube fazer música como ninguém, ora veja.

3 comentários:

ematejoca disse...

Daqui a 200 anos os nossos bisnetos também olham mais para os escândalos da vida privada dos Rolling Stones do que para o valor da sua música.

O Franz foi o popstar do século XIX, e parte da sua música está de tal maneira comercializada, que já nem gosto de ouvi-la.

Saudações de um Düsseldorf frio (entre 4 e 9 graus).

ematejoca disse...

O século XIX foi, sem dúvida, o século da excelência do piano.
Franz Liszt foi um dos que se destacou, e qual foi o outro?

Eu diria CLARA WIECK!!!

Carlos Faria disse...

@ematejoca
Relativamente ao futuro não sei, para mim é bom que a boa música seja comercializada... infelizmente o mercado vende muita mediocridade e pouco Liszt e se este vende acima da média (duvido), ainda bem, porque é bom saber que ainda há mercado para as coisas boas.
O outro grande mestre do piano foi Chopin.