Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

SEMANA DO MAR - O Grande Concerto de Filarmónicas

O conjunto de músicos

A Filarmónica Unânime Praiense (FUP), da freguesia faialense da Praia do Almoxarife, assumiu um grande desafio, levar a cabo um concerto reunindo a sua filarmónica, a maior da ilha, com a Filarmónica União Assaforense do concelho de Sintra (Continente), num conjunto que rondou o impressionante número de 120 músicos em simultâneo.

A versatilidade de dois maestros em acção

Um programa musical diferente do habitual da FUP, a que além dos instrumentos habituais juntaram a voz, foram tocadas grandes obras de índole mais popular em detrimento das de origem erudita por ali passaram, bandas sonoras de cinema, rock sinfónico, dixie jazz, marchas populares portuguesas, marchas internacionais, nacional cançonetismo e até a orquestração de uma modinha do folclore faialense.

Uma voz para recordar

Na generalidade o concerto apresentou uma interpretação das obras puxando o seu brilhantismo, com alguns momentos de solos individuais e de alguns naipes de instrumentos, apelou por vezes às palmas do público para intensificar o ritmo e a envolvência dos presentes que enchiam completamente o Largo do Infante como há muito não se via numa Semana do Mar.
Um destaque para o timbre melodioso da voz de Rita Biscoito, clara, segura, com grande capacidade de se moldar a vários estilos musicais interpretados, excelente integração no evoluir da orquestração e uma boa dicção, mostrando uma polivalência vocal não muito comum.

Dixie Band e filarmónicas num momento de jazz

Sem dúvida que este foi o concerto que mais gostei nesta festa e um dos melhores dos últimos anos não só no género deste tipo de bandas, como em muitas edições da Semana do Mar. Uma aposta totalmente ganha. Parabéns aos músicos e aos organizadores da iniciativa.
O concerto volta a repetir-se amanhã, nas festas de Nossa Senhora da Graça na Praia do Almoxarife.

Sem comentários: