Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ÓPERA - Árias famosas em contraste 3 - A Calúnia

Muitos compositores aproveitaram a ópera para mensagens educativas, crítica social e mesmo política. Algumas árias juntam à beleza musical uma lição de moral ou uma denúncia que só pelo teor do texto valem a penas ser ouvidas e replicadas. "La Calunnia" é uma desses casos, como foi composta para um baixo não é normalmente cantada pelos nomes mais conhecidos do grande público, mas pela mensagem deveria ser ouvida e pensada por todos. Nunca ouvi melhor definição e descrição para a calúnia do que nesta ária.


A selecção da interpretação acima foi colocada tendo em conta também a sua legendagem em português para melhor compreensão do texto. O vídeo abaixo é uma comparação contrastante numa encenação mais moderna e num outro registo de voz de alguém que já cantou aqui numa mostra de virtuosismo.


Eu tenho a minha preferência de interpretação, o gosto é vosso, mas a mensagem é a mesma.

1 comentário:

Pedrita disse...

há todo o tipo de vídeo com uma infinidade de músicas. eu falei de um cd de música sacra erudita, não achei um vídeo do barítono no youtube. aí eu peguei uma música do cd e coloquei pra escolher um vídeo. adorei, e qd fui ver quem era, é de portugal. beijos, pedrita