Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

MARINA DA HORTA... às portas do pódio mundial

Marina da Horta observada no sentido nascente

A Marina da Horta, de acordo com publicações internacionais da especialidade, é o quarto Porto Oceânico de Recreio mais movimentado do mundo.

Marina da Horta observada no sentido sudeste

Os únicos portos oceânicos de recreio que ultrapassam o da Horta a nível mundial são: Gibraltar, Trindade e Bermuda, colocando assim a Horta em segundo lugar do ranking da Europa.

Marina da Horta observada no sentido norte

Curiosamente, apesar da crise, o movimento da Marina da Horta continua a registar uma tendência para um crescimento progressivo de entrada anual de iates desde há já várias décadas.

Marina da Horta observada no sentido Noroeste

No dia 1 deste mês, já foi batido o recorde de entradas iates alcançado em 2004 e 2006. Assim, não é de admirar que em breve, além do pódio europeu, também a Marina da Horta entre para o Pódio Mundial de Portos Oceânicos de Recreio.
Daí o cosmopolitismo da Horta e os seus epíteto de Cidade-Mar e a Maior Pequena Cidade do Mundo.

Obrigado a todos os que contribuiram para este sucesso, sobretudo os que nos visitam através dos oceanos.

18 comentários:

MPMurad disse...

Qualquer dia vou chegar aí com uma Victory (www.victoryyachts.blogspot.com )

hehehehehe.


Abração
Murad

Grifo disse...

É por isso é que a requalificação do porto da horta é importante...

Fiquei contente com o projecto (http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/sram-dra/textoImagem/Proj+Reordenamento+Porta+Horta.htm) que vi e por saber que ao contrario do que se pensou a praia da Conceição vai aumentar o areal em vez de diminuir...

Carlos Faria disse...

ao MPMurad
Claro! Terá também uma comissão de boas-vindas pela aventura de navegar num victory inafundável, é só resolver o logística da alimentação e da água (doce claro!) Depois brindamos com um gin no nosso Peter (o bar de porto
mais famoso do atlântico)

ao grifo
sim, a requalificação é importantíssima. mas cuidado: requalificação não é apenas ampliação, é também reordenamento e restruturação do seu modo de operar.

Valter Medeiros disse...

parabéns pelo recorde alcançado.
Realmente é um orgulho para todos os Açoreanos que haja uma marina tão importante e tão famosa nas nossas ilhas.
Vamos esperar que para o ano que vem o recorde seja superado.

Saudações geológicas

Pedrita disse...

que lindo! beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

ao valter
esperemos, mas julgo que vai ser difícil, todos os navios até ao final do ano fazem aumentar significativamente o altura da meta a ultrapassar no próximo ano.

à pedrita
sou suspeito, mas foi por achar isto lindo e agradável que escolhir como a minha terra para viver há já 20 anos.

Grifo disse...

EU sei... Eu vi isso... A zona onde atracavam os barcos vais ser marina... :)

Carlos Faria disse...

Não bem assim, mas se quiseres saber mais sobre o projecto vai a este link
http://azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/sram-dra/textoImagem/Proj+Reordenamento+Porta+Horta.htm

e consulta os documentos
Sum.Exe.pdf
Sum.Exe.Des.pdf

Anónimo disse...

Parabéns à Horta, que bem merece.
E acho justo lembrar o nome de José Azevedo ("Peter"), seguramente quem mais propagandeou o porto da Horta no Mundo.

Grifo disse...

Não o descrevi com rigor... mas referia-me á zona dos barcos de pesca e do cruzeiros do canal e etc...

Eu sei desse link... eu coloquei-o no meu 1º comentário... :)

Carlos Faria disse...

ao josé quintela
Sem dúvida alguma que muita da fama deste porto se deve ao Peter e merece sempre ser lembrado...

ao grifo
já nem me lembrava que tinhas indicado esse link, outro página, não sei se tinhas ideia, em que eu (não sozinho) estou também por trás, só que aí, contrariamente ao blog, mesmo profissionalmente.

Grifo disse...

Estás por trás da construção??

Pelos riscos geológicos???

ematejoca disse...

"cada vez admiro mais a cultura alemã..."

É MÚSICA PARA OS MEUS OUVIDOS!!!

Carlos Faria disse...

ao grifo
não exactamente por isso.
Estou por detrás da página, o meu trabalho aqui é coordenar procedimentos de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA).
Assim, acompanhei o processo no ambiente através do meu papel em AIA (onde há componentes de geologia e não só e faço coisas além de geologia). a página é do link onde estão resumidos as decisões destes trabalhos. Também é por isso que não falo tecnicamente do projecto por questões de ética profissional.

à ematejoca
por questões musicais, literárias e de filosofia, já há muito que admiro a cultura germânica e é mesmo fascinante.

Periquito disse...

Bem diz o meu amigo Guilherme Lima: "somos ricos"

Agora, atenção que a Marina da Horta já começa a rebentar pelas "costuras".

E mesmo com todos estes "titulos", vão passar um bom par de anos para ela ser ampliada, como todas as obras que se fazem no Faial que, quando acabadas - muitas vezes mais pequenas que o projecto inicial, mal acabadas e mais caras - só apetece dizer: "até que enfim!"

Por isso para termos uma apmpliação da Marina, para daqui a uns 20 anos, é preciso já começar a gritar por essa importante e vital obra! (como sempre)

Carlos Faria disse...

ao periquito
Infelizmente tenho de reconhecer que estás cheio de razão no retrato da realidade desta ilha.

amg disse...

Caro Crusoe
Uma vez que anda a trabalhar com plantas do layout do reordenamento/ampliação/? do porto, consegue medir a distância entre a actual ponta da doca e a da Conceição?
tks

Carlos Faria disse...

ao amg

Estou em casa pelo que as condições são semelhantes, mas lembro-me que de num dos muitos documentos de constar a informação de uma distância entre estas pontas que era ligeiramente inferior aos 400 m, nas medições feitas nesta página também me deu valores próximos dos 400 m