Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2009

EQUINÓCIO DE OUTONO

Após meses de Verão, que não fizeram jus à categoria de período estival, eis que a estação termina com excelentes dias para a repôr o atraso da época balnear.
Hoje, a caminho do trabalho vi como o Sol nasceu lindíssimo para acolher o Equinócio de Outono que ocorre precisamente à hora de arranque deste post.
Numa região onde a cor de qualquer estação é o verde das pastagens e das árvores de folha perene da Laurissilva, sempre cercado pelo azul do mar, as estações distinguem-se mais pela flores de época, do que por uma mudança radical da paisagem.
Não sei porquê, mas o Outono açoriano tem um encanto especial, luminosidades que conferem elevados contrastes aos elementos da paisagem e um convívio mais íntimo nos cafés, bares e espaços culturais, reduzidos à população que reside cá todo ano.
Para mim, nascido no Outono, é a estação das minhas férias frias, das viagens para explorar novos mundos, momento de alargar horizontes e aumentar a minha reserva de CD de música, DVD de óperas, livros com os mais variados temas para depois explorar nas longas noites do Inverno que também tem muitos dias de Verão, tardes de Primavera e poentes de Outono.

18 comentários:

João Cunha disse...

Foto bonita, foi tirada no momento?

Carlos Faria disse...

yeah, hoje mesmo a caminho do trabalho, parei o carro e já está, nem me levantei do assento...

MPMurad disse...

Bela foto mesmo.

Aqui no Brasil começou a primavera.

Abraço,
mp

Grifo disse...

:) assisti também a esse magnifico nascer do sol... É sem duvida inspirador... :)

Mas se depender de mim a praia não se safa tão depressa... xD Hoje sabia tão bem um mergulhinho... xD

Carlos Faria disse...

ao MPMurad
é o facto de viver no outro hemisfério... mas embora muito próximo do equador, existem dois estados aí aonde o outono (se é que lhe chamam isso) chegou Roraima e Amapá. Já agora boa primavera por aí, foi a estação em que estive durante um mês no Rio.

ao grifo
gosto muito do slogan: quem gosta... gosta sempre, por isso há que aproveitar.

Valter Medeiros disse...

Por acaso nesta altura é que tem feito uns belos dias de bom tempo (felizmente), também tenho visto o nascer e o por do sol estes dias e qualquer um dos dois tem estado fantástico. ainda na segunda feira vinha da festa de São Mateus (tal como aconteceu na Ribeirinha também a freguesia de São Mateus celebrou a festa do seu padroeiro) e vi o ultimo por do sol deste verão, e foi dos melhroes que vi este ano.
Agora que venha o outono!

Carlos Faria disse...

A Ribeirinha não celebrou ainda a festa do seu padroeiro, tal vai acontecer no próximo fim-de-semana, tirando Castelo Branco, aqui no Faial as festas são sempre ao domingo ou feriado.
O que se celebrou foi o "Dia da Freguesia da Ribeirinha", que é no dia de São Mateus, tudo oficial e não organizado pela paróquia.
Quanto aos pôr e nascer-do-sol, estamos totalmente de acordo

Maria Fernanda disse...

Ainda dormia!
Perdi esse espectáculo fabuloso.

Grifo disse...

Eu disse que a praia não escapava... Não escapou... xD

Adoro as cores do Pico ao por sol... não sei se viu, mas a chuva no Pico e no canal tornou o por do sol de hoje ainda mais único... Mas tenho pena deles... :S apanharam chuva enquanto eu estava na praia... Mas foi bonito na mesma :P

Carlos Faria disse...

à nanda
como sou naturalmente madrugador, tenho a sorte de poder aproveitar estas oportunidades logo pela madrugada sem sacrifício.

ap grifo
Ainda bem que pudestes aproveitar a praia... nessa hora eu suava no ginásio :(
Mas o primeiro nascer do sol do Outono foi tão belo como o último do verão.

Grifo disse...

eu ñ ia ao ginásio e compensava com natação... xD

Carlos Faria disse...

:D

Valter Medeiros disse...

Por acaso foi um por do sol bonito, pelo menos antes de chegar a chuva.
Estava a explorar uma nova gruta que descobrimos e, depois de andar quase 2km debaixo do chão, fui presenteado com um por do sol magnífico. Nessa zona estava acima da zona onde chovia, e conseguia ver o sol a se por por detrás do Faial. Pena é que a máquina estava longe...

José Quintela Soares disse...

Há pessoas que têm muita sorte...Ir para o trabalho e depara com um panorama destes...

:)

Abraço.

Carlos Faria disse...

ao valter
é mesmo pena! sobre a tua actividade, no próximo post presto-lhe uma atenção ;)

ao josé quintela
têm sim senhor... e há alguns que nem se apercebem da importância que isso tem na qualidade de vida. Eu dou muito valor!

Grifo disse...

ao Valter Medeiros

Pelos vistos foste dos infelizes que "sofreram" com o que tornou esse por do sol ainda mais espectacular... :P

amg disse...

bela foto!

obrigado

(sempre gostei de ver estes nascer-do-sol, embora mais «abaixo», no Largo do Infante)

cumptos

Carlos Faria disse...

ao amg
por acaso antes ia para o serviço, perto do Largo do Infante pela Espalamaca, Avenida Largo, ultimamente por norma opto por Volta, Carmo, Colónia... e há ângulos de paisagem muito bonitos também neste trajecto, como se pode ver.