Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2009

SÃO JOÃO DA CALDEIRA

24 de Junho, dia de São João Baptista, Feriado Municipal da Horta e dia da festa do São João da Caldeira, que começa na noite anterior com as famosas fogueiras.

O dia de João da Caldeira coincide com a maior romaria do Faial em torno da ermida em honra deste santo no Largo Jaime Melo a meio caminho de acesso à Caldeira do Faial.


Tanto para ouvir música, como participar nas marchas populares, bailar nas tradicionais chamarritas ou dar um pezinho nos bailes...

... ou conversar com os amigos, levar o farnel para comer debaixo das árvores com toda a família e ainda provar os petiscos das tasquinhos montadas para o efeito.


Praticamente todos os faialenses conhecem o historial da ida ao São João da Caldeira com muita folia e alegria...

Só o santo fica praticamente sozinho no meio de tanta gente convidada para a sua festa...
Viva o São João da Caldeira!

10 comentários:

ematejoca disse...

Ando tão ocupada a preparar 2º encontro do "Círculo Literário", que até me esqueci, que ontem foi Dia de São João no meu querido Porto. Este ano não comi, nem sardinhas com pimentos, nem cabrito assado, nem caldo verde, nem cheguei a casa de madrugada a cheirar a alho porro.
Na minha cidade o santo também fica sòzinho..., mas é sempre assim nestas festas populares.
Gostei de saber, que aí também festejam o mesmo santo, que nós no Porto. Boas fotografias.

Carlos Faria disse...

à ematejoca
sim o são joão é o santo festejado com feriado pelo menos nos concelhos da Horta, Angra do Heroísmo e Vila Franca do Campo. não se se em mais algum concelho dos açores é feriado.

Pedrita disse...

minha mãe ia delirar com essa festa. ela adora essas festas juninas. bejios, pedrita

Carlos Faria disse...

eu não sou muito fã de festas, adoro estar em casa a ler e ouvir música. Mas por vezes participo e entusiasmo-me, cá dizemos festas joaninas. os locais onde são mais intensas é em angra do heroísmo, nos açores, e na cidade do porto, no continente.

farto de mamões... disse...

Bonita festa.

Carlos Faria disse...

São imagens históricas... hoje só passei pela festa

Unknown disse...

pois era isso que eu ia dizer, essas imagens ja são históricas...
penso que a nossa autarquia esta novamente a deixar cair esta festa...

Carlos Faria disse...

não sei, penso que o problema é exactamente o contrário, investiu-se artificialmente na festa, veja-se o pujança natural e sem subsídios do cabouco velho.

Os Incansáveis disse...

Dia de São João aqui no Brasil só é feriado no nordeste, que comemora muito a data. Já aqui no sul, somente os devotos vão à igreja. Mas os santos mais populares por aqui são Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio.
Denise

Carlos Faria disse...

Santo António aqui é muito importante nas festas populares de lisboa, nos restantes locais o santo popular é o Pedro que coincide com o dia de São Paulo: 29 de Junho (na ribeirinha apostamos no pedro para as festas de rua e no antónio nas festas de igreja)
Nossa Senhora aqui é sempre uma festa de cariz mais religioso, mesmo que haja por vezes romarias associadas