Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2009

VILAS DO TRIÂNGULO: SÃO ROQUE/ CAIS DO PICO

A menor das três vilas do Pico, situada na costa norte e exposta à ilha de São Jorge: São Roque do Pico, impressiona-me pelo seu verde intenso.
(clique nas imagens para as ampliar)

Se o núcleo da freguesia está em São Roque, à esquerda e ainda junto ao mar na imagem acima, certamente que o coração da Vila e do Concelho palpita na zona do Cais do Pico, ao centro e à direita na mesma foto. Aliás, muitos não distinguem o significado das duas toponímias

Vila portuária é a porta principal de ligação desta ilha com São Jorge, com a qual troca numerosos laços de amizade, familiares e comerciais.

Muitas vezes esquecida... um olhar atento descobre belezas singulares e um asseio especial dos seus espaços.

O Cais do Pico cheira agradavel e permanentemente a mar. A baleação está bem presente no magnífico núcleo do Museu do Pico da Indústria Baleeira, o único local em que me recordo de ver esta actividade e onde observei os únicos cachalotes em desmancha e cheirei o fumo da fábrica com o toucinho a derreter, era eu criança em escala nas minhas idas a São Jorge.

15 comentários:

Os Incansáveis disse...

As fotos me fizeram lembrar de Parati, RJ.
Denise

Carlos Faria disse...

à denise
acredito, só que nunca passei a sul de angra dos reis... de onde fiz um lindíssimo trilho de combóio (trem) na serra d'água que nunca mais me esqueci.

Maria Silva disse...

Não vá a São Roque nos próximos tempos.Não são para brincadeiras. ehehe
Há uma grande rivalidade entre São Roque e Cais do Pico. São Roque é que é a Vila e a sede de concelho, "os senhores" do cais é que trouxeram tudo para baixo. As palavras não são minhas.

Carlos Faria disse...

Não há problema, ambos são boas pessoas. em São Roque apenas aconteceu aquilo que é normal nas ilhas, as vilas tendem-se a centrar-se na zona do porto. A vila de São Roque é o somatório dessas duas zonas que até têm continuidade territorial e dão um ar muito própria a esta sede de concelho.

ematejoca disse...

As fotografias ampliadas ainda são mais belas, geocrusoe.

Eu quis criar confusão aos leitores portugueses com essa fotografia do cartaz do CDU. Parece, que com o Grifo, deu resultado, mas consigo já não deu, porque é uma pessoa muito bem informada. O Geocrusoe é um dos pouquíssimos leitores, que tem conhecimento e gosta da cultura alemã.

Bom domingo!

Tibério Dinis disse...

Tem feito um excelente trabalho na divulgação das localidades das ilhas e detalhes que muitas vezes são esquecidos.

haja Saúde

Carlos Faria disse...

à ematejoca
eu percebi... por isso comentei para dar o sinal de entendimento.

ao tibério dinis
além de ser uma visão pessoal das ilhas, suas localidades e gentes; aproveito para divulgar as ilhas e fazer com que a nossa diáspora mate saudades das suas terras: havendo mesmo alguns que agradecem via e-mail.

Grifo disse...

Espero resposta a uma pergunta que fiz ao seu comentário no meu blog :P

MPMurad disse...

Parabens pelo belo blog.

Voce sabe de alguma previsão de abalo sismico com vulcanismo nas canarias ? pra 2013 ?

Carlos Faria disse...

ao grifo
quando puder passo lá a responder...

MPMurad
Duas coisas:
os sismo de grande magnitude raramente são de origem vulcânica, embora possam atingir intensidades relativamente elevadas em locais muito restritos próximos de uma erupção;
as erupções podem ser previstas a curto e médio prazo, dias, meses horas, nunca ao nível de anos. Embora estatisticamente possam haver erupções que se repetem em média dentro de determinados intervalos de tempo... mas como desportista sabe quanto isso pode falhar no resultado do jogo.
Assim para 2013 só visionários, que às vezes por acaso acertam e fazem disso grande propaganda, enquanto escondem 99,9% de previsões falhadas.

Miguel Valente disse...

O convento que aparce numa da fotografias foi recentemente transformado em pousada da juventude tendo ficado muito interessante. Recomendo vivamente a visitá-lo, e porque não lá ficar uma noite?

Carlos Faria disse...

ao miguel valente
soube que tinha sido uma boa recuperação, mas não a vi no local. aliás não costumo pernoitar no Pico, mas deves ter razão, tendo em conta outros comentários que já recebi pessoalmente

Luís Galego disse...

e por aqui fiz mais uma viagem interessantissima sem que me tivessem perdido as malas no aeroporto...um abraço e obrigado...

Carlos Faria disse...

ao luís galego
felizmente, nestas viagens sente-se a terra, mas nunca se perda nada...

MPMurad disse...

obrigado.

Abração,
Murad