Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

RIBEIRINHA EM FESTA: SÃO MATEUS

Não deve haver aldeia em Portugal e nos Açores que não realize a sua festa religiosa, de preferência no Verão para aproveitar o bom tempo. Cá, pela minha zona, é hábito dizer-se que, no Faial, as festas começam aqui na freguesia, com o Santo António, nos Espalhafatos, em meados de Junho e encerram aqui na Ribeirinha, com o São Mateus, no final de Setembro.
(clique nas fotos se pretender ampliar)

Este ano não é excepção e este fim-de-semana, Sábado à noite e Domingo a partir das 15 horas, realizam-se as festas de São Mateus, aquele cobrador de impostos que achou que era melhor trabalhar para a mensagem de Cristo do que servir o poder do estado... e eu compreendo-o cada vez melhor!

Numa comunidade sem templo, devido ao sismo de 1998, esta festividade, além de ser um ponto alto de convívio entre as pessoas da freguesia e também com os seus visitantes, serve igualmente para a angariação de fundos para a construção da nova igreja... e independente de se ser crente ou não, reconheço que este tipo de espaço é extremamente importante como referência de uma localidade e, muitas vezes, porto de abrigo de diversas crises individuais e colectivas.

Por agora estima-se Bom Tempo neste início de Outono.

8 comentários:

Pedrita disse...

nós temos algumas dessas festividades no brasil, principalmente em paraty. beijos, pedrita

Maria Silva disse...

Fui várias vezes à festa de Stº António, nos Espalhafatos, quando andava por cá. S. Mateus, penso que nunca fui.

O bom tempo vai continuar, se o anticiclone que está a Norte dos Açores não enfraquecer, uma depressão e uma frente estão a tentar chegar cá.

Boa festa

Carlos Faria disse...

à pedrita
é normal, temos nos dois países um passado de séculos partilhados conjuntamente, além da língua, outros aspectos devem ser comuns nos dois lados do atlântico e nos dois hemisférios.

à nanda
independente do tempo, a organização disse-me que já se preparou para os dois cenários, a festa será junto a um edifício barracão próximo da escola: com bom tempo localizar-se-á na rua e com mau tempo, recolhe ao espaço interior. é uma atitude inteligente e prudente ;-)

José Quintela Soares disse...

Oxalá o tempo ajude.
Boa festa!

Unknown disse...

ja ca faltavam umas palavrinhas acerca da ribeirinha, pois é mais uma saida á rua da Nossa filarmónica, esperemos que nao seja a ultima.

Anónimo disse...

Boas!... Quero lhe (te?) dar os parabéns pelo magnífico blog!...
Vim aqui parar por acaso, numa das minhas pesquisas sobre geologia, para a preparação das minhas aulas (professora, infelizmente, nos dias que correm).
Para além da excelente informação geológica que aqui encontrei, confesso ter mais coisas em comum com o administrador deste blog: apesar de sermos da mesma ilha, ambos nascemos no Canadá! Contudo, penso que seja (és?) da Ribeirinha, freguesia essa um pouco distante daquela em que residi durante toda a minha infância.
Estou admirada com a quantidade de informação que desconhecia da ilha que me acolheu (e que me continua a acolher, embora apenas na época de férias).
Os meus parabéns!... Vou já colocá-lo na minha lista de favoritos do computador, para me manter actualizada das novidades faialenses... e saber das condições climáticas que por aí se fazem sentir!
Por vergonha, não coloco o endereço do meu blog, por ser demasiado curriqueiro e sem interesse, quando comparado com o seu (teu?)!
Cumprimentos e continução de bom trabalho!
"uma leitora, também faialense de alma e coração"

P.S. Por curiosidade, será que nos conhecemos, nem que seja de vista, da escola (liceu na altura)??? Fiquei curiosa!

Grifo disse...

Olá

Eu queria dar-te o meu prémio. que este blogue merece MUITO.

http://img150.imageshack.us/img150/5307/imagem2gz2.png

É esta a imagem do meu prémio.

Que recebas muitos mais!

Carlos Faria disse...

ao josé quintela
se tiverem como base a minha filosofia de vida que genericamente se resumo, "viver a tirar o mais positivo de cada momento presente", certamente que ajudará de uma ou outra forma ;-)

jcarlos
eu nunca me esqueço de uma vez por outra falar da freguesia que me acolheu e para onde eu, em momentos difíceis para todos, tentei dar o máximo de mim por ela. Mas este blog é mais abrangente que a nossa Ribeirinha. Fiquei preocupado com essa insinuação sobre a filarmónica, sabias?

à anónima
será que conheço uma pessoa anónima? bem essa é difícil de responder ;-) Mas não me lembro da canadianos na escola secundária, mas deveriam existir, andei por lá entre 1973 e 1981... já lá vai tempo.
não tenha medo de colocar o endereço do seu blog, este é sempre uma página pessoal e portanto cada um faz dele o que quer e visita-o com frequência quem por lá se sente bem e muitas vezes basta ser um espaço para trocar ideias ou informações. existem blogs cujos post servem apenas de acesso a salas de discussões de assuntos bem diferentes, mas cheios de visitas.
Geocrusoe tem entre outros objectivos ser útil a professores e alunos, portanto, se precisar de alguma coisa de lá, aproveite, fico contente com isso.
Pode ser que a gente se conheça presentemente ou se venha a conhecer, por enquanto não sei.

AO GRIFO
Obrigado! fizestes tu o teu próprio símbolo, a tua mensagem e dedicaste-o intencionalmente a este blog e isso deixa-me extremamente honrado.
Já disse no passado que este blog está aberto a todos os que, por bem, dele tirarem proveito: professores, alunos, desconhecidos e amigos. se este blog te faz bem, óptimo, bastava uma pessoa como tu e este espaço estava a cumprir um dos meus objectivos: ser útil ao próximo.
Vem sempre que quiseres e serás sempre bem-vindo. Coloquei o teu prémio ao lado, na zona de destaques, por o mesmo me ter sensibilizado intensamente. se se clicar na imagem entra-se logo no teu blog que visito com frequência.