Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2008

PEDRA-POMES: a espuma traquítica

Como disse, os magmas traquíticos, por serem muito viscosos, são expelidos dos vulcões, frequentemente, de forma explosiva, gerando-se então colunas de material ejectado, por vezes, com várias dezenas de quilómetros de altura: coluna eruptiva.
Estas explosões resultam do facto da viscosidade do magma traquítico impedir a libertação dos gases dissolvidos suavemente. Quando a pressão destes se torna muito elevada consegue romper as rochas que estão por cima e dá-se a intensa libertação do líquido misturado com gases, tal como numa garrafa de champanhe ou de gasosa quando se tira a rolha após a agitação do líquido.

Coluna eruptiva no vulcão Pinatubo (fonte: Wikipédia)

Os fragmentos de magma projectados na coluna eruptiva, piroclastos (grãos de fogo) depois, por gravidade, voltam a cair em torno do vulcão, atingindo distâncias maiores ou menores em função da dimensão dos grãos, da altura alcançada e da força dos ventos no momento. Formam-se espessos depósitos em camada destes piroclastos muito porosos, pouco densos (boiam na água), normalmente de cor clara e designados por Pedra-pomes.

Depósitos de pedra-pomes associados às explosões da Caldeira do Faial

Assim, um magma traquítico que sai de um vulcão tranquilamente forma escoada de lavas traquíticas, como as utilizadas na construção da Matriz da Horta, o mesmo material expelido explosivamente tem o aspecto (textura e estrutura) de uma rocha tão diferente que passa a ser conhecido pelo nome de pedra-pomes.

Pormenor de pedra-pomes no Faial, o círculo claro serve de escala, moeda de 1 euro.

A pedra-pomes, por norma é muito friável e esmagável, devido à sua porosidade, por isso, não era utilizada directamente na construção civil. Todavia devido à sua elevada quantidade de sílica pode tomar o nome comercial de pozolana, ser moída e misturada com calcário no fabrico de cimento. Situação que acontece na produção do cimento açoriano, que importa a componente calcária já tratada do Continente (clinquer) e é misturada com pozolanas das ilhas.

Pedra-pomes coberta de líquenes e musgos devido à humidade, o que lhe altera a cor superficial.

Também devido à baixa densidade da pedra-pomes existem experiências de utilizar esta rocha no fabrico de alguns tipos de tijolos muito leves, que reduzem o risco de danos pessoais em caso de desmoronamento provocado por sismo.

8 comentários:

Lc disse...

Conheço uma utilidade, antigamente era usado para "isolante" e ou "abafo" natural para os fornos de cozer pão de milho caseiro, etc...Já vi desmanchar um forno desses, e o que lá tinha de pedra-pomes, impressionante.

Carlos Faria disse...

obrigado pela informação,desconhecia, aqui por esta banda da ilha isso não acontecia, talvez porque a ribeirinha seja uma das freguesias da ilha onde menos abunda este material, ao contrario de CB.

Carlos Faria disse...

ao lc (outra vez)
Já agora havia um outro uso que os açorianos conhecem: na construção das eiras, onde a pedra-pomes era compactada para formar o piso.
Para quem não conhece uma eira açoriana: são estrututas circulares, planas, próximas da altura do solo, com diâmetro de cerca de 10 m, feitas no meio rural, cercados por um lancil de pedra e onde se faziam algumas actividades como a debulha de trigo, malhar leguminosas para libertar a vagem (feijão, tremoço, etc) ou colocar sementes a secar ao sol. a forma permitiu o uso do gado em circulos para que o pisoteio ou outras alfaias puxadas fizessemlibertar a semente.

Xinando disse...

Já agora, também é/era usado na higiene pessoal, modernamente como exfoliante, integrado em vários produtos deste tipo, e antigamente para ir desgastando (lixando) os calos.

Carlos Faria disse...

ao xinando
é verdade sim senhor. até aqui tinha-me restringido ao uso dos produtos vulcânicos na construção, mas também é certo que existem outros usos, esse é um deles e a divulgação de todos deve estar no espírito deste blog.

Os Incansáveis disse...

Pedra-pomes é excelente para esfoliar os pés. Na forma de pó, também pode ser usada para polimento de dentes e de trabalhos protéticos.
Denise

Os Incansáveis disse...

Pedra-pomes é excelente para esfoliar os pés. Na forma de pó, também pode ser usada para polimento de dentes e de trabalhos protéticos.
Denise

Carlos Faria disse...

aos incansáveis
obrigado pela informação complementar, sempre que alguém adiciona mais informação nas marteladas de geocrusoe, o blog fica mais rico.