Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2022

"O Mistério do Ataúde Grego" Ellery Queen

 

Acabo de ler um livro que faz parte das republicações da coleção Vampiro, edições retomadas há poucos anos de uma série de publicações periódicas que existia e fazia parte das obras policiais e de mistério que devorava na minha adolescência. Alimentei então o meu gosto pela leitura até passar para géneros de outro calibre literário. Infelizmente não sei o nome da maioria das obras que naquela época lia, retive melhor o nome dos escritores e dos protagonistas, alguns muito conhecidos no género, contudo não me lembro de Ellery Queen, este é o pseudónimo de dois autores: Daniel Nathan e seu primo Emanuel Lepofsky que criaram o detetive com aquele nome e cujas obras correspondem às narrativas dos seus casos.
"O Mistério do Ataúde Grego" ocorre quando o advogado de Khalkis, após o funeral do negociante de arte, descobre o desaparecimento do testamento que o morto alterara na véspera e guardara no seu cofre. O advogado dizia que ninguém na casa do defunto tivera acesso à caixa-forte entre a  colocação do documento e o enterramento, chamada as autoridades, a situação vai conduzir ao mistério de quem o retirou e onde o escondeu num sítio que ficou fechado, a que se seguem homicídios relacionados com um caso de chantagem e tráfico de uma obra pintura de Leonardo da Vinci antes roubada. Entre procuradores do ministério público, um conjunto de polícias e detetives e várias voltas no desenrolar dos acontecimentos, será o cérebro do jovem Ellery Queen, para espanto dos seus superiores mais velhos, quem desvenderá o desaparecimento do testamento e identificará o homicida.
Uma obra de mistério e crime cuja escrita é trabalhada sem grandes pretensões literárias mas correta e elegante, segue à risca os traços do género policial: vão-se lançando pistas verdadeiras e falsas que confundem as o enredo e desafiam o leitor numa narrativa que não deseja ir além de um romance de entretenimento agradável.  Para quem gosta do estilo, é de facto uma história desafiante.

4 comentários:

Pedrita disse...

há coleções temáticas aqui no brasil tb. e pelo nome da coleção às vezes achamos ao menos as imagens e nomes de todos os títulos. beijos, pedrita

Pedrita disse...

achei aqui a coleção vampiro. dá pra ver vários títulos https://www.fnac.pt/n101589/Policial-e-Thriller/Colecao-Vampiro

Carlos Faria disse...

Pois, a coleção Vampiro pertente a uma editora chamada Livros do Brasil, é temática de facto e quando eu era criança já existia, depois deixou de editar e há poucos anos ressurgiu a reeditar as mesmas obras, não sei se adicionaram livros que antes não tinham editado ou se são apenas reedições, mas faz parte das minhas memórias, pena o género não me causar já o mesmo entusiasmo.

Pedrita disse...

sim, no brasil há várias coleções do gênero.