Páginas

quarta-feira, 8 de julho de 2020

"A Princesa de Gelo" de Camilla Läckberg


Acabei de ler o romance policial "A Princesa de Gelo" da sueca Camilla Läckberg.
Numa povoação piscatória que no verão é inundada por turistas, mas que no inverno é um pequeno lugar pacato, um residente encarregado de reparar a caldeira de uma habitação de uma família rica local e residente na cidade ao deslocar-se à casa depara-se com uma mulher que aparentemente se suicidou na banheira onde ficou congelada pelo frio nórdico. Este pede ajuda a uma amiga de infância da falecida que passava, agora escritora de biografias. Esta, chocada com a cena, começa depois a pesquisar a história de vida da vítima e conhece um agente policial por quem se apaixona. Juntos cooperam na investigação que afinal é um assassinato talvez com motivos em factos escabrosos de há várias décadas quando a protagonista estranhamente vira sem perceber o afastamento da sua amiga.
Um romance que além das descobertas dos investigadores junta os sentimentos e os problemas individuais e familiares das personagens principais e dos suspeitos, pelo que vemos o evoluir do trabalho policial e das relações humanas criando uma atmosfera romântica.
Uma escrita escorreita, sem grande rasgos de originalidade literária, que ao integrar os sentimentos das personagens e os ingredientes do suspense da descoberta do criminoso permite construir uma estória simpática e agradável que alimenta o interesse do leitor. Uma obra fácil que gostei de ler, sem a violência física sádica de alguma literatura policial nórdica, pois opta mais pela análise da psicologia dos envolvidos, que também descobrem atos bem chocantes.

4 comentários:

Pedrita disse...

fiquei curiosa. gosto muito de livros policiais, mesmo que não tenham uma escrita muito elaborada. adorei o nome do livro e a capa. beijos, pedrita

ematejoca disse...

Embora eu goste da literatura policial nórdica, "A Princesa de Gelo" da sueca Camilla Läckberg continua na estante à minha espera.

Carlos Faria disse...

A verdade é que a tradução não foi feita sobre o original mas sim sobre a tradução inglesa e assim é provável a perda de qualidade, mas o texto sem ser excelente não é mau.

Carlos Faria disse...

Não é mau, comprei-o para minha mãe e ela gostou e é um policial simpático.