Páginas

domingo, 17 de março de 2019

"A importância de ser Earnest - e outras peças" de Oscar Wilde


Excertos
"Oh, dever é o que nós esperamos dos outros, não é o que nós próprios fazemos."
"Digo-te que há tentações terríveis, às quais para ceder é preciso ter força e coragem. É jogar toda a nossa vida num momento, arriscar tudo numa cartada."
"A verdade é raras vezes pura e nunca é simples."

Um livro com quatro peças de teatro com destaque para aquela que talvez seja a mais famosa do britânico Oscar Wilde: "A importância de ser Earnest", muitas vezes traduzido corretamente em português para "Ernesto", apesar de na nossa língua não carregar no senso comum um significado para além de mero nome próprio de pessoa (curiosamente o meu segundo nome) enquanto em inglês também quer dizer sério, confiança e solene, etc.
As outras peças são: "O leque de Lady Windemere",  "Uma mulher sem importância" e "Um marido ideal" e todas são pouco extensas, divertidas e com críticas implícitas à moral hipócrita, comportamento interesseiro e guerra dos sexos na aristocracia inglesa no final do século XIX em Londres. 
Apesar de os diálogos parecerem meras conversas banais, ocas e preconceituosas numa sociedade de fachada, vai-se construindo uma denúncia e crítica social mordaz cheia de bom humor que faz o retrato de uma elite que vive de bons rendimentos sem trabalho e pronta para a coscuvilhice no convívio social, havendo sempre um final com alguma lição de moral ou de cedência ao bom-senso sem contudo resultar numa mudança de estilo de vida.
Assim, temos quatro peças que são um prazer de leitura e diversão que sem ofender denunciam muito do mal que grassa nas elites sociais que se lê com muito gosto.

10 comentários:

Bárbara Ferreira disse...

Li, há uns bons anos, um volume das peças completas de Oscar Wilde, e gostei muito. Escritor brilhante, com uma sagacidade incrível e uma óptima crítica social.

Carlos Faria disse...

Já tinha lido o retrato de Dorian Gray que adorara e um livro de contos que gostara, mas não tanto. Agora voltei a adorar estas peças, mas já vira há uns anos atrás o filme "A importância de ser Ernesto". Só que não me lembrava já da trama

ematejoca disse...

Li e vi essa peça várias vezes, tanto no cinema como no teatro.
Sou uma grande admiradora de Oscar Wilde.
O Retrato de Dorian Gray li-o em três línguas e nunca me cansei.

Carlos Faria disse...

Isso é mesmo paixão, ler em três línguas a mesma obra :-)

ematejoca disse...

Para o meu trabalho como tradutora é um exercício excelente.

Pedrita disse...

deve ser interessante. vi algumas peças com textos do wilde mas não foram essas. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Penso que a importância de se chamar ernesto é a peça mais famosa e daí ter sido chamada para título do livro. Pessoalmente já tinha o filme em dvd, embora não o visse há já vários anos.

Pedrita disse...

falei de livro no meu blog.

Kelly Oliveira Barbosa disse...

Oi Carlos. PreviPr ler mais pecas de teatro. Gostei da curiosidade de saber seu segundo nome, acho que o significado deve fazer jus. Abs

Carlos Faria disse...

Vale a pena ler teatro e sobretudo boas peças, estas são todas fáceis e não muito longas.