Páginas

domingo, 10 de março de 2019

"Uma história de Xadrez" de Stefan Zweig


Acabei de ler a excelente novela ou talvez conto longo, pois nem chega a 70 páginas, "Uma história de Xadrez" do austríaco Stefan Zweig, a sua última obra de ficção, escrita já no seu auto-exílio no Brasil, por fuga a Hítler, enviada ao editor pouco antes do suicídio do casal Zweig.
Numa viagem de barco entre Nova Iorque e a Argentina o narrador descobre que entre os passageiros viaja o campeão mundial de xadrez à época, ele e outro passageiro afoito decidem enfrentá-lo e apesar daquele ser uma pessoa arrogante aceita o desafio, o jogo vai-lhe correndo favoravelmente como seria de esperar, até que um desconhecido começa a aconselhar os amadores, só depois se sabe da amarga vida que teve que o levou a ser um genial jogador como defesa psicológica que não deveria jamais voltar a jogar.
Como as várias novelas de Zweig que já li, a narrativa começa a desenrolar-se com uma escrita elegante num meio social elevado até que um imprevisto leva a se descobrir uma situação de enorme tensão psicológica cujo escritor expõe de forma magistral, mas preservando sempre a beleza, a nobreza e os valores na forma do texto e na descrição e esta obra não foge a essa estrutura tão típica.
Sou um grande apreciador deste género distinto e ímpar de Zweig, sempre fácil de ler, cordial e de grande tensão emocional. Gostei muito.

3 comentários:

Pedrita disse...

eu fico muito frustrada de só ter lido as biografias do zweig. aqui no brasil os obras de ficção só em sebos e pouco tenho comprado em sebos desde q os correios no brasil ficaram uma catástrofe. preciso lembrar de olhar no sebo aqui do lado de casa, mas acho q não tem nada tb. o filme do silvio back sobre zweig no brasil é muito bom, mas é outro produto quase inacessível. beijos, pedrita

ematejoca disse...

Li a novela e vi o filme com Curd Jürgens. EXCELENTE!!!

Carlos Faria disse...

Ainda bem que há mais gente que já leu e é da mesma opinião de que é excelente.