Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PRESÉPIOS 2011 - 3: Praia do Almoxarife

Na tradição, hoje 6 de Janeiro era o Dia de Reis ou Epifania que simboliza a apresentação de Jesus aos povos do mundo para além do judeu e nesta data termina a série de posts relativa à quadra natalícia que acabámos de atravessar.

Construído na igreja paroquial, desenvolve-se em forma de U por vários corredores de circulação no templo e foi crescendo ao longo de vários domingos do advento de acordo com a mensagem religiosa a transmitir nesse dia.

É assim pela sua disposição, modo de crescimento um presépio original, pelo sua estrutura interna e maioria dos materiais utilizados um presépio tradicional.

Ao visitante que não acompanhou a sua construção o que mais se destaca são as várias miniaturas de edifícios típicos da ilha feitas em blocos de basalto e com um pormenor digno de louvor.
Desde a torre do relógio, fontanários, poços de água, casas tradicionais, quintas com currais e utensílios agrícolas, o conjunto de peças distribuídas pelo presépio merecem uma atenção profunda.
Paralelamente várias mensagens encontram-se dispersas pelas várias fases do presépio em conformidade com as leituras bíblicas do advento...

4 comentários:

Mar de Bem disse...

Que maravilha! Não conhecia e formatação deste presépio. É extraordinário!

BOM ANO p'ra ti e tua Mãe.
Beijos, Primo.

Carlos Faria disse...

Obrigado, prima.
E o presépio valia pela sua formatação e pormenor daquelas construçõezinhas em pedra

Pedrita disse...

esses presépios me lembram maquetes que fiz na escola e depois acompanhei meu tio fazendo um de um projeto de arquitetura, é um trabalho fascinante. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Na realidade só não são maquetes por não serem construções feitas à escala, nem pretenderem representar em 3D um projecto a edificar. No resto é sensivelmente o que disse.