Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Universidade dos Açores - 35 Anos - Parabéns

Logótipo da Universidade dos Açores

Hoje o Universidade dos Açores comemora 35 Anos, com três campus distribuídos por Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, este estabelecimento de ensino superior é sem dúvida um dos mais importantes frutos da Autonomia dos Açores.

Nenhum País ou Região se desenvolve sem a base do conhecimento, sem possuir uma elite bem alicerçada e onde o saber-fazer seja o motor do progresso de uma terra. O dinheiro e os recursos podem ser escassos, mas se houver capacidade de encontrar soluções um povo pode avançar, o inverso é inviável.

Nesta Universidade existem vários campos de investigação adequados à realidade dos Açores: oceanografia e pescas no centro de uma vasta área marítima; ciências agrárias em ilhas onde a pecuária e os lacticínios são um dos seus principais recursos; geologia e biologia, numa terra onde a ecologia e as crises sismovulcânicas necessitam de um acompanhamento permanente; economia numa região onde os constrangimentos obrigam a uma análise de pormenor para se conseguir ultrapassar as dificuldades; letras numa terra onde a cultura tem raízes e ramos frondosos, entre outras áreas do conhecimento. Um potencial para os Açores alimentado a partir desta casa

Nesta Universidade tirei o meu mestrado em vulcanologia e riscos geológicos, a ela continuo ligado e sempre disponível para com ela colaborar a favor das ciências da terra e dos Açores.

PARABÉNS UNIVERSIDADE DOS AÇORES

4 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

Obviamente parabéns ! tive oportunidade de ir falar uma vez à Universidade em Ponta delgada e adorei ... Aliás é desde essa data que mantenho uma paixão pelos Açores sem tamanho: talvez pro influência do meu avô que foi professor de Liceu algures nas ilhas açorianas ..

Carlos Faria disse...

Nessa época época o seu avô só pode ser professor em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo ou Horta... onde estão os pólos da Universidade dos Açores.
Se conhecesse mais ilhas seguramente que essa paixão só cresceria com a diversidade deste Arquipélago.

Anónimo disse...

Ao meu ilustre professor de hidrologia na Universidade dos Açores, Departamento de Ciências Agrárias, pela mestria e qualidade dos ensinamentos.

Anónimo disse...

Parabéns Universidade dos Açores. Artigo sucinto mas de refinado palato.
Formei-me primeiramente em Letras por isso deixo aqui a minha homenagem a várias solenidades que muito me ensinaram na UAc - Urbano Bettencourt, Adelaide Freitas, Moreira da Silva. Que me desulpem os outros... Fábio Mendes