Páginas

domingo, 23 de abril de 2023

23 de abril - Dia Mundial do Livro

Todos anos, é neste dia comemorativo que apresento os livros que considerei as minhas maiores leituras ao longo de um ano desde a comemoração anterior. Fruto de alterações na minha vida pessoal, reduzi drasticamente o tempo e mesmo nalguns momentos a disposição para leituras, mesmo assim, aqui vão duas obras que me marcaram.

Livro mais marcante

O teu rosto amanhã de Javier Marías

Três volumes para uma extensa, densa e original obra-prima com uma escrita muito rica, nem sempre fácil para todos, cheia de apreciações linguísticas e sinónimos que compara a língua e cultura de Cervantes com a de Shakespeare, mas pela proximidade da primeira à de Camões, pouco perde na sua tradução para o português. Uma obra que mistura ficção e personagens reais que entra pelo mundo dos serviços secretos e seus potenciais abusos e questões morais entre as limitações legais e a segurança pública. Um misto de espionagem e tratado filosófico sobre ética, psicologia e moral que me colocou fã e leitor compulsivo do autor.

Os três volumes sucessivamente tratados neste blogue aqui, aqui e aqui.

Literatura em Português


Pela sua originalidade e facilidade de leitura, ternura e juntar o mundo luso atual e a forma de pensar nipónica, gostei e foi uma excelente surpresa, por isso classifico-o como o romance escrito em português originalmente que mais gostei.

Falei dele aqui.

Para já, votos de boas leituras e descobertas no mundo fascinante dos livros nas suas mais diversas formas: ficção, poesia, divulgação científica, ensaio, fotografia, banda-desenhada ou mesmo literatura infantil. Leiam!

4 comentários:

Pedrita disse...

ah, é verdade, vc faz anualmente essa lista nessa data. não li nenhum dos dois. belas capas. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Como ando a ler menos, optei por não colocar as diferentes categorias de de livros, só li um canadiano e não me mereceu destacar, li ando a ler um ensaio em ebook mas não acabei

João Soares disse...

Bom dia, Carlos.
Boa escolha.
Também gostei muito desta obra de João Tordo. Além do Valter Hugo-Mãe, José Peixoto e há pouco tempo, Jacinto Lucas Pires, considero este trio formidáveis. Estou a começar a ler "Oração a que faltam joelhos" e estou a gostar muito.
Boa semana.
Abraço

Pedrita disse...

eu tb estou mais devagar na leitura, finalmente o trabalho voltou um pouco. se cuide. falei de livro no meu blog.