Páginas

sábado, 13 de abril de 2019

"Três homens num barco" de Jerome K. Jerome

Acabei de ler o livro "Três homens num barco" do inglês Jerome K. Jerome, o romance narra os preparativos e a subida de três jovens e o cão do autor ao longo do Tamisa a partir de Londres, transformando-se assim num livro de viagem contado cheio de humor cavalheiresco britânico do final do século XIX.
Um texto muito fácil, com um teor juvenil e pleno de humor, embora muitas vezes as aventuras sejam contadas com um tom hiperbólico que talvez não pareça muito conveniente no século XXI. Pelo meio existem descrições da paisagem, das estruturas no rio, povoações e da personalidade dos protagonistas o que cria um excelente retrato desta zona da Inglaterra naquela altura.
O seu contínuo humor e a facilidade de leitura justificam porque esta obra foi um sucesso desde o início como livro de lazer e divertimento e estímulo dos jovens à leitura. Uma narrativa simpática e agradável.


6 comentários:

ematejoca disse...

Um romance absolutamente encantador.

Carlos Faria disse...

O estilo de humor talvez seja o aspeto mais desatualizado, porque é de facto uma amorosa narrativa com a etiqueta social britânica.

Pedrita disse...

nossa, não sei se teria coragem. tudo que coloca animal no meio fico com medo de tragédias com eles. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Este provoca mais confusão do que tragédias.

Bárbara Ferreira disse...

Li há alguns anos e achei algo aborrecido. Mais divertido (num estilo muito semelhante): The Diary of a Nobody, de George e Weedon Grossmith.

Carlos Faria disse...

Penso que o aborrecido resulta de um tipo de humor que nos soa a gasto hoje em dia, além de que certos pormenores da história inglesa nos são estranhos. Mesmo assim é fácil e frequentemente divertido