Páginas

domingo, 12 de julho de 2015

"Os Demónios" de Fiódor Dostoievski


"Os Demónios" será outro livro de Fiódor Doistoievski  que me vai deixar marcas profundas na minha carreira de leitor e apesar de parecer menos citado que outras obras deste escritor russo, como: "O Idiota" e o "Os Irmãos Karamazov" já dissertados neste blogue, a verdade é que pelo tema e estrutura, despertou-me um interesse não inferior aos acima citados e ainda levantou-me questões sobre o mundo atual.
Depois do romance apresentar algumas personalidades de uma cidade provincial russa, dois revolucionários clandestinos voltam a esta terra natal com a missão de ali criar um núcleo de agitadores, fundado numa estratégia de luta nacional e internacional. Um destes, sem qualquer escrúpulo, aproveita a situação para além de agitar a vida social local e destruir o governo provincial, implementar ainda com uma estratégia despudorada para cimentar o núcleo clandestino em desrespeito à ética, vingar-se em alguns elementos do grupo por questões pessoais e até servir-se de filosofias individuais em proveito próprio e dos ideais políticos que propõem.
Dostoievski, como normal na sua obra, cria personagens complexas, psicologicamente extremadas e coloca-as intervenientes numa sociedade onde se denunciam os seus defeitos e a forma de pensar e agir russa. Reúne assim figuras contraditórias em situações de debate e choque de ideias com uma elevadíssima carga dramática características de representações teatrais e desencadeia uma série frenética de acontecimentos que acaba em catástrofe.
Alguns debates são profundamente filosóficos: a importância de um suicídio racional de um ateu para demonstrar a inexistência de Deus, este, em paralelo, levanta questões éticas ao servir de aproveitamento para fins de guerrilha. Outros desenvolvimentos mostram o choque de consciência moral entre a pureza das ideias, os meios para as implantar e a manipulação despudorada de pessoas aderentes à causa para se alcançar o objetivo pessoal em detrimento do político e social. Um livro que em paralelo leva a refletir sobre a confusão que reina na Europa atual

6 comentários:

Pedrita disse...

esse eu não li. quero ler. eu amei anna karenina. beijos, pedrita

Denise disse...

Olá Carlos,

Mais um livro que apresentas e que tenho na estante, ainda a esperar por uma melhor oportunidade :)

Boas leituras

Carlos Faria disse...

Por enquanto ainda é cedo para falar de Karennina, mas estou a gostar da escrita apresentada.

Denise
Pois não espere muito, eu pessoalmente gostei muito.

Unknown disse...

A propósito do seu comentário tão interessante sobre «Os Demónios» e da relação desta obra com o que se passa no mundo actual,lembro que Dostoiewski volta a ser muito estudado na Rússia,onde a sua obra chegou a estar proibida.
Há uma professora que faz parte da Academia das Ciências da Rússia,chamada Tatyana Saraskina,que estudou todos os aspectos da vida e da obra do escritor e que promove colóquios e conferências sobre ele no seu país e na Itália,aqui em colaboração com círculos intelectuais católicos.
Tatyana leu «clandestinamente» Dostoiewski quando era criança e através dele converteu-se ao cristianismo,numa altura em e o acesso à Bíblia era pràticamente impossível no seu país.
É um bom sinal que entre nós continue a haver leitores de Dostoievski que, não obstante alguns aspectos polémicos da sua obra, foi um escritor genial que profetizou com muitos anos de antecedência o apocalipse revolucionário de 1917.
Manuel Pracana Martins

Unknown disse...

A propósito da actualidade de «Os Demónios» a que Carlos Faria se refere no seu texto tão interessante,recordo a importância que está a ser dada a Dostoievski na Rússia,onde a sua obra chegou a estar proibida.
A Professora Tatyana Saraskina,da Academia das Ciências de Moscovo,tem tido um papel muito importante ao realizar conferências e colóquios sobre o escritor na Rússia e na Itália,neste último País em colaboração com círculos intelectuais católicos.
Parece-me interessante referir que aquela professora teve o primeiro contacto com a obra de Dostoievski quando tinha onze anos e que foi através de leituras quase clandestinas da sua obra que se converteu ao cristianismo ortodoxo.
É bom sinal que a obra deste escritor genial e profético,com conteúdo às vezes polémico, continue a interessar leitoras e leitores portuueses.

Carlos Faria disse...

Muito obrigado pelos seus comentários Manuel Martins, sobretudo pelas informações prestadas. Não sabia da existência desses círculos de estudo e desse rejuvenescimento de interesse pela obra de Dostoievski, mas já tinha concluído que estava perante um colosso da literatura mundial, não apenas pela ficção mas também pelas questões e reflexões que provoca.