domingo, 25 de março de 2012

Morte do escritor Antonio Tabucchi

Antonio Tabucchi, o escritor italiano de Pisa que se apaixonou pela obra de Pessoa e daí se tornou de coração  um Português e o melhor divulgador da literatura lusitana na Itália, morreu hoje em Lisboa.

Antonio Tabucchi - Imagem Wikipédia

O Faial não foi uma ilha estranha para este escritor, um dos seus livros mais conhecidos é a "Mulher de Porto Pim" (no original: Donna di Porto Pim e Altre Storie), sem dúvida um conjunto de contos que mostram como se encantou com a cultura baleeira destas ilhas e como levou à Itália o lugar mágico faialense que é a Baía de Porto Pim.

Baía de Porto Pim, ilha do Faial

Igualmente a luta pela democracia em Portugal foi alvo da sua escrita com a Firma Pereira (no original Sostiene Pereira) que foi passado a filme com o mesmo nome por Marcello Mastroianni, no Brasil com o nome de "Páginas da Revolução".
Para saber mais da sua biografia consultar aqui.

3 comentários:

ematejoca disse...

Fiquei absolutamente chocada ao ler a notícia da morte deste escritor italiano no seu blogue.
Nem sabia, que estava doente.
Ou foi uma morte repentina?

O filme "Sostiene Pereira" com o inesquecível Marcello Mastroianni é um dos filmes da minha vida.

Tenho ainda outras obras dele, que até vou agora procurar na minha estante e, também ver as notícias na TV, pois ele aqui também é um escritor bem conhecido.

Que descanse em paz!

geocrusoe disse...

Também fui apanhado de surpresa e penso que inclusive amigos dele pelo que já vi nos contactos que tive com estes

Mar de Bem disse...

Segundo ouvi morreu de doença prolongada... Normalmente é cancro... terrível!

Dele guardo uma conversa interessante numa feira do livro em que ele estava só, sem ninguém para pedir autógrafos; guardo também a memória de um grande livro - "A Mulher de Porto Pim".