Páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2026

"O cão dos Baskervilles" de Conan Doyle

 

A grande maioria das narrativas protagonizadas por Sherlock Holmes são contos e apenas quatro têm dimensão e estrutura de romance, sendo "O cão dos Baskervilles" talvez o mais famoso escrito pelo inglês Conan Doyle.
Sherlock recebe a visita de um médico do interior a informar da morte do Baskerville que parece ter-se aterrorizado na charneca que envolvia a casa deste e suspeitam de uma maldição em resultado de malfeitorias de um antepassado, cujos descendentes da casa senhorial são perseguidos por um demónio em forma de cão. Não acreditando no sobrenatural, pensa que o herdeiro que tomará a casa esteja em perigo por alguém interessado em servir-se desta lenda. Chegado o novo dono, Sherlock envia Watson para o acompanhar ao Devonshire, onde acontecimentos estranhos e interesses de vizinhos parecem evidenciar o perigo, enquanto o detetive acompanha as ocorrências à distância até tudo ser explicado.
Um policial puro, com suspense e entrada no mundo das superstições, as personagens são mais trabalhadas que nos contos, um leitura fácil acessível a qualquer pessoa. Um clássico no seu género que gostei e recomendo.

Sem comentários: