Páginas

domingo, 19 de setembro de 2021

"A Última Noite em Twisted River" de John Irving

 

Acabei de ler o meu segundo romance do escritor norteamericano e recém-cidadão Canadiano John Irving. "A última noite em Twisted River" narra a vida de Daniel Baciagalupo e seu pai ao longo de mais de meio século entre a Nova Inglaterra, Iowa City e Toronto, nas sequência de uma fuga para proteger o filho depois deste, aos 12 anos, com uma frigideira e por um engano, ter morto a amante do pai em Twisted River, New Hampshire, pensando que este estava a ser atacado por um urso.

Se esta introdução parece algo rocambolesca, na verdade a narrativa começa por mostrar a vida dura e arriscada dos madeireiros em meados do século XX no norte do New Hampshire, para quem Domenic Baciagalupo, cozinheiro, trabalhava no refeitório. Ficamos a saber como este conheceu a sua mulher por quem se apaixonou e foi pai ainda adolescente e depois cúmplice num trio amoroso que acabou numa tragédia que se transformou numa amizade enorme entre o amante da mãe e o pai para proteger a criança. 

Depois do homicídio acidental, pai e filho serão alvo de uma perseguição vinda de um polícia louco que os levará a viver por diversos locais, a prestar serviços em numerosos restaurantes, praticar mudanças de nome e veremos o adolescente virar a escritor. Entretanto haverá lugar para numerosas relações com mulheres de diferentes géneros, assistir ao nascimento do neto e ainda ser testemunhas dos maiores acontecimentos históricos dos Estados Unidos entre a guerra do Vietname e o 11 de setembro de 2001.

Todas estas peripécias de vida são tratadas numa exposição realista da vida dos personagens sem freio na linguagem, que por vezes é grosseira, nem tabus morais no relacionamento sexual e ainda com muitas descrições culinárias sem descrever as receitas dos pratos confecionados pelo cozinheiro, mas cujo conjunto vivido por Daniel servirá de inspiração para os seus livros, onde não se inibe de criticar a política norteamericana, nem de expor alguns assuntos fraturantes como o aborto.

É de facto um romance extenso no tempo, no texto e no realismo e entrecruza períodos. John Irving mostra, sobretudo, a força do amor paternal, filial e conjugal, bem como a da amizade humana e ainda dos abalos pela perda de seres amados, sem deixar de reconhecer a omnipresença das relações mais básicas entre as pessoas como a acomodação às necessidade físicas, nomeadamente sexuais, descomprometidas e sem apreciações moralistas, mas cheio de filosofias nascidas da experiência de vida das personagens fortíssimas do livro.

Sim, gostei muito do romance e da sua força, bem como da sua narrativa algo cinematográfica e hiper-realista, mesmo reconhecendo que para isso recorre à linguagem banal e ao calão frequentemente, o que pode chocar alguns leitores, mas não deixa de ser interessante ler técnicas de escrita do próprio autor do livro, inclusive para este mesmo romance e transpostas pela personagem que também é escritor e dos aspetos autobiográficos do autor e até de enquadramento de futuras decisões deste na sua vida real.

3 comentários:

Pedrita disse...

fiquei curiosa. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

É um escritor que estou a descobrir e cada vez a gostar mais, da escola do realismo contemporâneo, por vezes com ideias fraturantes nas suas obras, penso que merece ser conhecido.

Pedrita disse...

vou procurar. falei de livro no meu blog. espero q esteja tudo bem com vcs.