Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2021

"Némesis" de Agatha Christie

 

Acabei de ler o policial "Némesis" de Agatha Christie, o último romance com a personagem Miss Maple escrito por esta autora inglesa e, apesar da vitalidade forçada desta velhota que resolve mistérios de crimes pela perspicácia e análise psicológica dos suspeitos, são evidentes na obra os indícios de fim de vida desta protagonista que a escritora estava a caracterizá-la.
Miss Maple, após ler a notícia da morte natural de um conhecido milionário com quem resolvera um mistério num passado recente, recebeu deste uma proposta para tentar descobrir uma situação, verificar se a justiça fora correta e, possivelmente, corrigi-la, só que nada é dito se houve um crime, quem foi a vítima ou o alvo da injustiça, mesmo assim aceita o desafio e aos poucos descobre que os passos a seguir foram programados pelo falecido e incluem uma excursão turística, mas onde e quando terá havido um crime julgado que tem de desvendar se quem lhe legou o mistério também já não lhe pode responder?
Aos pouco e durante a viagem Miss Maple vai descobrindo pistas situações e excursionistas que mais não são que resultado de um programa legado, entretanto  um acidente suspeito ocorre, percebe os riscos mas ela irá percebendo cada vez mais o mistério que lhe foi posto no caminho,.

Como em todos todos os romances de Agatha Christie, a leitura é fácil e a resolução do mistério está na compreensão do comportamento psicológico das personagens apesar da confusão de sinais lançados ao longo do desenrolar do romance, gostei da obra e recomendo a quem gosta desta escritora genial no estilo de crime e mistério.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu acho que li o último da marple, mas acho que tinha outro nome no brasil. linda capa. uma das minhas autoras preferidas. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Pedrita
Penso que o nome é comum nos dois países, a diferença é que o último escrito pela autora com Miss Marple não coincide com o último publicado Sleeping Murder, que foi escrito antes mas só publicado postumamente.