Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2020

"Stoner" de John Williams


Citação
"Viu homens bons a afundar-se num lento declínio de desespero, destroçados como a sua visão de uma vida decente era destroçada;"

Li o romance "Stoner" escrito pelo norteamericano John Williams, um livro que me despertara interesse pois, apesar de ter sido publicado sem qualquer furor na década de 1960, no início do século XXI foi considerado uma das melhores obras da literatura do país e se tornou num caso de sucesso e de elogios transversais a numerosos países.
William Stoner é o protagonista e o exemplo de como se pode fazer uma magnífica narrativa com uma biografia de alguém de bom carácter que passa pelo mundo sem metas muito elevados e se deixa emaranhar na teia de um casamento oco e de um meio profissional de ódios e concorrência que lhe vai restringindo a vida, destruindo os seus sonhos e paixão de modo a se tornar numa pessoa socialmente mediana, embora cumpridora dos seus deveres de cujo o balanço final é de quem tinha um grande potencial e se deixou atolar na mediania do sistema em que viveu sem arriscar para vencer os obstáculos postos no caminho.
Stoner é um professor universitário, filho de humildes agricultores rurais que de licencia numa cidade de média dimensão no interior dos EUA, não se entusiasma com fogachos na juventude e acomoda-se à sua faculdade onde, mais do que a investigação, decorre uma luta de docentes combativos e cheios de vícios que se pisam os princípios da instituição. Em paralelo vemos como foi evoluindo a sociedade norteamericana no interior do continente ao longo de 50 anos e vividos alguns dos acontecimentos centrais da história do país e do mundo: as duas grandes guerras.
Com uma escrita fácil e em simultâneo bela e atraente que choca pelo prazer e entusiasmo que dá a sua a leitura da progressiva decadência deste professor de molde que é difícil parar de ler o desenrolar da vida de Stoner, talvez seja isto o mais marcante que tornou este romance numa obra-prima cativante com o relato de uma vida falhada. Gostei muito e recomendo a quem admira grande literatura.

6 comentários:

Pedrita disse...

fiquei curiosa. não sabia desse autor. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Não tem muitos livros, mas inclusive ganhou o National Book Award com Augustus em 1972 e é reconhecido pela sua qualidade de escrita.

Maria disse...

É isso Carlos, o relato de uma vida falhada, mas escrito de modo tão envolvente que não conseguimos deixar de ler. Recomendo vivamente.
🌹

Joaquim Ramos disse...

Ha muito na minha biblioteca à espera de ser lido.

Bárbara Ferreira disse...

Comecei este há dias. Vou ainda bastante no início, mas já se está a afigurar uma grande leitura.

Carlos Faria disse...

A Maria sintetizou na perfeição o que eu penso sobre o livro.

Joaquim, recomendo a acelerar o início da leitura de Stoner.

Bárbara, é sim uma grande leitura.