Páginas

quinta-feira, 2 de março de 2017

Aniversário de Geocrusoe: 2 de Março desde 2007 a 2017: Dez anos de vida deste espaço

Geólogo - pintura de Carl Spitzweg (wikipedia)
Comecei a página Geocrusoe numa experiência para verificar como funcionava isto de fazer um blogue, mesmo sem ter qualquer ideia editorial definida. Os primeiros posts foram incoerentes por falta de uma estratégia - meros frutos do acaso. Depois dei ao site um rumo com objetivos: divulgar à população em geral aspetos da geologia do Faial e um pouco também das outras ilhas dos Açores, relatar eventos culturais que me agradassem e ocorressem nesta terra ou que eu assistisse e ainda curiosidades sobre Ambiente, a área em que trabalho há décadas, sem esquecer o meu Canada natal e a minha freguesia  de residência: Ribeirinha, Horta. A paisagem destas ilhas e o seu património mereceram destaque, sobretudo naquela onde vivia e das que, entretanto, ia visitando e onde recolhia fotos, sem esquecer a respetiva geologia. Assim se passaram cerca de cinco anos após uma regularidade quase diária neste primeiro período.

Com assunto quase esgotado, no ano de 2012 Geocrusoe deu uma grande volta, já não dava mais para falar da geologia de modo menos profundo e desta terra mantendo uma forma acessível a um não especialista e em paralelo a redução da agenda cultural tão rica como então tinha acontecido no Faial, pensei em fechar o espaço, mas em boa hora optei por centrar-me no meu mundo de leituras de ficção, que por norma atinge quase meia centena de livros por ano, estes passaram a ter uma apreciação pessoal e uma resenha para eventuais interessados numa perspetiva de um simples leitor não formado em letras, mas novos leitores fixos surgiram e daqui saíram dicas que foram seguidas que me foram comunicadas, sendo que a Geologia e o Ambiente escassearam com novos posts, mas os antigos nunca saíram dos que são diariamente visitados neste blogue.

Tive o prazer em ler citações deste blogue em revistas, jornais e  rádio e em viagens conheci pessoas que me referiram o blogue como um espaço em que recolheram informações sobre o Faial, o Triângulo e outras ilhas dos Açores, descobri a pronúncia de Geocrusoe em inglês e francês e fui questionado sobre a origem do nome, explico: veio do facto de durante anos ter estado no Faial sem mais geólogos amigos para conversar sobre as Ciência da Terra, sentia-me um geólogo Robison Crusoe, isolado numa ilha que amava, mas sentia a falta de conversas sobre geologia, não apenas leituras de livros e o blogue permitiu trocar opiniões nestas áreas com o interessado comum e colegas que entretanto fui descobrindo na blogosfera, este espaço passou a ser o meu Sexta-feira.

10 anos é muito tempo a manter viva uma página sem nela falar de política ou de futebol. Foi um projeto onde já tive períodos de entusiasmo, como quando falei da história geológica do Faial e as celebrações dos 50 anos da erupção do vulcão dos Capelinhos, tive incentivo de pessoas ligadas a eventos culturais, com destaque para o extinto Faial Filmes Fest. Por aqui estabeleci novos contactos, conheci outros leitores e ouvi sugestões de escritores e obras que sem ser por esta via talvez não viesse a conhecer incluindo as do mundo da literatura lusófona.

Obrigado a todos os que de alguma forma contribuíram para que este projeto atingisse uma década.

8 comentários:

Denise disse...

Parabéns! :)
E que continue por muitos mais!

Beijinho

Marta disse...

Muitos parabéns!
É sempre um prazer passar por aqui, obrigada.
Que venha mais uma década.

Pedrita disse...

puxa carlos, parabéns, que incrível!!!! ah, eu comecei tb com a curiosidade para saber como funcionava. tanto q logo me arrependi do nome pedrita. mas já era tarde. achei que não duraria muito. eu sempre pensei em falar da minha vida cultural. familiares andavam cansados dos assuntos recorrentes, assim cada blogueiro lê e comenta o tema que interessa. e não sobrecarrego ninguém. eu gostava muito de suas postagens geológicas, mesmo entendendo pouco do tema. obrigada pelo seu espaço. adoro trocar informações. beijos, pedrita

ematejoca disse...

Muitos parabéns ao GEOCRUSOE e ao seu autor. Que venham mais dez anos.

Os Incansáveis disse...

Parabéns, Geocrusoé!! Sabemos que manter um blog por tantos anos não é tarefa fácil. E que bom que mudamos os assuntos principais. Mudanças fazem parte da vida, senão ela seria muito chata! ;)
Denise

Kelly Oliveira Barbosa disse...

Parabéns Carlos!

Dez anos, nossa!!! Realmente é muito tempo. Geralmente visito vários blogs, mas tenho percebido, que só volto naqueles que me passam alguma "originalidade" o seu é um deles. Gosto de ler seus textos.

Que você continue a escrever por aqui por mais 10 ou mais anos.
Abs.

Carlos Faria disse...

Obrigado pelo apoio dado pelos vossos comentários, uma das formas de animar um blogger é de facto receber comentários e trocas de opinião.

Fernando Martins disse...

Parabéns atrasados - venham mais dez!