Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2016

"Não-Humano" de Osamu Dazai


"Não-humano" do japonês Osamu Dazai é um pequeno romance, sob a forma de cadernos de memórias, onde o protagonista conta a sua vida desde criança e a sua repulsa pelos outros por se sentir diferente, um ser não-humano, não compreendendo as pessoas com repulsa pela vida comum dos outros concidadãos.
Escrito pouco depois da II Grande Guerra, momento difícil em que os nipónicos perderam o orgulho no confronto, a obra reflete a insegurança e o receio pela sociedade em que a pessoa está inserida, neste caso o protagonista elabora uma estratégia de fuga: primeiro através de um comportamento de humor divertido que disfarça a angústia, para na juventude enveredar também pelo álcool e a exploração das mulheres que se apaixonam por ele em virtude da sua beleza e aspeto desprotegido. Logicamente tal comportamento atrai não só dificuldades financeiras, como amizades dúbias, rejeição e leva ao ostracismo e à degradação do indivíduo, que sobrevive por existir quem lhe estenda a mão, nem sempre com as melhores intenções, mas igualmente acompanhado pelo mau agradecimento a quem se esforça com uma boa ajuda humana.
A texto está magnificamente escrito e foi a última obra do autor que pouco depois se suicidou, um tipo de solução que o protagonista também procura por vezes no romance que, pontualmente, recordou-me "Cadernos do Subterrâneo" de Dostoiévski, embora o atual livro seja bem menos negro, talvez porque o narrador não procura o mal como livre escolha, mas sim é vítima de si mesmo por não compreender o mundo e, como tal, está mais aberto ao relacionamento humano que gostaria de entender, tornando-se até pouco sombrio numa caminhada de solidão e degradação pessoal. Gostei do livro, lê-se muito bem e é uma pequena grande obra de literatura.

8 comentários:

Pedrita disse...

fiquei curiosa. a fatima que em ingressado mais assiduamente no universo da literatura japonesa. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Segundo soube é uma das obras mais importantes do pós guerra no Japão.

Marta disse...

Li-o há uns anos e gostei muito. Uma pena que seja a sua única obra editada em Português.

Carlos Faria disse...

Não sabia que era a única editada de Dazai presentemente em Portugal, mas que me despertou interesse e conhecer melhor a sua obra, lá isso este livro despertou

DIARIOS IONAH disse...

Eita! não conheço, mas eu quero ler! vou procurar.
te respondi no meu blog abrkdbra-coisasdavida.
Obrigada pela sugestão!

Carlos Faria disse...

Penso que vai gostar de facto.

Unknown disse...

Poderia me dizer aonde posso encontrar??? Realmente estou MUITO curiosa, procuro em todo canto mas não encontro (╥﹏╥)

Carlos Faria disse...

Estava disponível na Wook, não sei se ainda está à venda nesta distribuidora. Há alguns alfarrabistas que costumam também ter grande abrangência de livros.