Páginas

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Com os Holandeses - J. Rentes de Carvalho


Não se trata de um romance, mas sim de um livro de memórias e comentários de como Rentes de Carvalho vê os holandeses a partir da sua experiência de décadas de permanência na Holanda.
Rentes de Carvalho não faz um retrato simpático, mas antes uma exposição pessoal honesta das virtudes e defeitos que vê nos holandeses, em Amesterdão e na organização sócio-politica e administrativa dos Países Baixos. Elogia o que considera positiva, mas não omite as críticas, por vezes duras do que como português não compreende, nem pensa ser louvável naquele povo.
Utiliza uma linguagem ora irónica, ora crítica, ora elogiosa de fácil leitura que desperta gosto na em se ler, embora a obra possa estar já algo desatualizada, pois funda-se em apontamentos de 1971, com uma atualização da década de 1980, sendo este o principal problema do livro.
Apesar de tudo gostei e como o li nos Países Baixos, foi-me possível confirmar vários aspetos mencionados e ver a evolução entretanto ocorrida em vários domínios do comportamento social dos holandeses.

2 comentários:

Pedrita disse...

deve ter aproveitado bem esse livro na sua viagem para compreender melhor os lugares que passava. beijos, pedrita

Carlos Faria disse...

Serviu para me ir confrontando com a realidade e para não me surpreender com alguns maus hábitos dos holandeses.