segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

London e Windsor, Ontario: fotos

Este artigo foi efectuado após a avaria do meu portátil o que impediu a colocação de fotos das cidades visitadas, seguem hoje as primeiras imagens para cumprir a palavra dada, precisamente sobre as cidades de London e Windsor no sul de Ontario que só visitei pela primeira vez este ano.

WINDSOR

Windsor como cidade fronteiriça utilizou durante anos restrições de leis americanas para tirar dividendos económicos, as fábricas de whisky canadiano concentram-se sobretudo na zona ribeirinha com extensos espaços verdes desta cidade que se debruça sobre o rio Detroit que divide o Canada dos EUA, uma indústria que proliferou com a lei seca do pais imediatamente a sul da terra do ácer e do castor. 

A ponte Ambassador tem sido uma das principais portas entre o Estados Unidos e uma das zonas mais industrializadas do Canada, o sul de Ontario, além desta infraestrutura, também existem ligações por um túnel a unir estas cidades gémeas no terreno, mas separadas por uma fronteira internacional.
Normalíssimo, ali tão perto encontra-se a cidade de Detroit que durante o século XX foi o centro da indústria automóvel americana e hoje é uma das cidades que mais sofre com a concorrência global neste sector com consequências negativas também para Windsor.
Muitas vezes o conservadorismo americano é gémeo do canadiano, contudo este país tem sabido aproveitar este aspecto a seu favor economicamente e os casinos e respectivos hoteis são outra das marcas de Windsor para escape dos residentes no país mais "sulista".

LONDON

 London é uma cidade universitária do interior do sul do Ontario e vários geólogos na área de jazigos minerais em Portugal tiveram carreira académica nesta cidade. Na arquitectura predominam edifícios cor de tijolo com um certo estilo britânico.
 A imponência dos seus imóveis dá-se mais pelo aspecto consistente do edifícios do que pelo seu desenvolvimento em altura
Nas várias ruas do centro da cidade proliferam livrarias, bibliotecas, obras de arte pública e espaços de expressão artística que mostram a força da universidade e das pessoas de saber nesta London canadiana.
Como todas as médias e grandes cidades de Ontário no coração das urbes encontram-se numerosas igrejas em estilo neogótico, não tanto pela força da religiosidade actual do povo, mas sobretudo uma expressão da diversidade de cultos que caracterizam a imigração e colonização desta zona: Católicos, Anglicanos, Presbiterianos, Luteranos, Metodistas, Evangelistas, Exército de Salvação e por vezes fusões de algumas destas formas religiosas expressas pelas Igrejas Unidas. Na foto a catedral católica, nem sempre as mais imponentes.

Sem comentários: