a todos os visitantes de Geocrusoe
impressões de um geólogo amante de livros e música erudita que vive numa ilha vulcânica bela e cosmopolita
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
FELIZ ANO DE 2010
a todos os visitantes de Geocrusoe
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
PRESÉPIO ORIGINAL - RIBEIRINHA
sábado, 26 de dezembro de 2009
RECORDANDO 5 ANOS DO TSUNAMI DO ÍNDICO
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
FELIZ NATAL E ANO NOVO
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
SOLSTÍCIO DE INVERNO
domingo, 20 de dezembro de 2009
PROVÁVEL CRATERA DE IMPACTE PRÓXIMA DOS AÇORES
Esta ocorrência está nestes dias a ser apresentada e discutida na reunião anual da União Geofísica norte- americana, a decorrer em S.Francisco.
Ainda segundo este investigador, outra hipótese para a formação desta estrutura seria a existência de um vulcão de lama, também com um potencial interesse económico pela possibilidade de ocorrência de metano, uma importante fonte de energia.
Também se descobriu outra estrutura geológica semelhante a esta, embora mais pequena, a cerca de 3 km, como se tratasse de um "ovinho estrelado".
Fontes: Blog Blacksmoker
Jornal da Lousada
Jornal Público
Telejornal da RTP-A
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
POEMA À CIDADE DE TODOS OS OLHARES
na fonte do amor que nascia!
Os sinos da Trinitatis
quatro açucenas batiam.
Nevoentas maçãs abriam
na laje as patas de Março
com cornos de pássaros que vinham
do Egipto derreter a neve.
No quarto em quadrados de açúcar
nítido o amor se espalhava.
Dentro do meu milho latino
Lars Peters ria um riso de água
que o fogo do tempo consumia.
Folhas secas de Copenhaga
ao vento que o adeus assobia!
Os sinos da Trinitatis
quatro açucenas mordiam.
Natália Correia
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
UM TESOURO LISBOETA NUM HINO À GEODIVERSIDADE
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Em LISBOA, novamente
Pois... mas eu sei que Lisboa não deixa de ser bonita e nossa.
Embora não seja uma cidade com muitos monumentos tem um carisma que lhe dá um grande carisma e muito castiça. Vindo agora de Roma, não posso deixar de considerar hoje Lisboa como uma cidade organizada e disciplinada... quem diria que um dia acharia isto sobre ela!?
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
ROMA: encontro com a mùsica e impressoes finais
Primeiro encontrei-me com ela a anunciar-se à porta de uma igreja, uma vez que està a decorrer um festival de Mùsica Barroca em Roma... assisti a um brilhante concerto com obras num òrgao do século XVIII.
Depois a mùsica expos-se à porta da sede da Orquestra Sinfònica de Roma, onde a bilheteira anunciava um concerto com 2 obras de Borodini e a 3.° Sinfonia de Brahms, dirigida pelo paulista Luis Fernando Malheiro, gostei de o ver dirigir e foi imensamente aplaudido.
Assim, esta viagem parece completa nos meus gostos: història/arqueologia, pintura, literatura, gastronomia, arquitectura e a mùsica...
Os dois grandes pintores Michaelangelos, revolucionàrios da arte, mostram-se aqui em todo o seu explendor e contradiçoes mùtuas.
Fiquei ainda ciente da importancia da obra de Bernini e muitos outros artistas.
Apesar de tanta arte, Roma é plena de vida popular e se tiverem possibilidade, venham ver esta cidade fascinante.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
CONFERÊNCIA DE COPENHAGA
Meu desejo
Meu receio
sábado, 5 de dezembro de 2009
ROMA vs VATICANO - 2 PAISES
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
ROMA e contactos com livros
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
ROMA cidade de arte
É isto Roma, uma galeria de arte, onde a arqueologia mostra os restos arquitectónicos da época clássica e do que foi a revolução das artes a partir do renascimento até à actualidade ao nível da pintura, escultura e da arquitectura. Tudo isto em qualidade e quantidade que sò vendo permite compreender a riqueza patrimonial desta cidade.
Também importa recordar que até ao século XIX a arte aqui tinha, sobretudo, o apadrinhamento do clero, por isso, a grande maioria das obras relacionam-se com arte religiosa... embora a igreja parece ter tido uma maior tolerancia na manifestaçao dos devarios dos deuses do classicismo do que com os prazeres dos homens.
Como também sou melómano, tenho de reconhecer que na área da música é o centro e o norte da Europa que dão cartas, sobretudo o triângulo Alemanha, Áustria e República Checa. Não me pronuncio sobre o norte de Itália que não conheço. Mas, seguramente, que a Lisboa oficial mais a sua Fundação Gulbenkian não ficam atrás de Roma na arte de Orfeu.
Ah... em Roma é possivel encontrar boa gastronomia a bom preço e servida com simpatia. A condiçao é nao ficar amarrado aos restaurantes para turistas, pois estes no estilo sao iguais em todo o lado.
Jà agora, muitas... muitas vespas no transito caòtico e indisciplinado da cidade que pouco respeita o peao...
Mas vale a pena vir a Roma!
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
ROMA / VATICANO
Sim é esta a cidade a explorar este ano, confesso que tenho perspectivas altas, mas ainda é cedo para as primeiras impressões.
Museus, igreja, arqueologia, como meios de exposição do que melhor existe em determinados estilos da pintura, escultura e arquitectura, estão entre os aspectos que pretendo descobrir em Roma... para já não falar no seu modo de viver e comer.
Depois direi as minhas impressões, mas alguns post deverão surgir entretanto...
domingo, 29 de novembro de 2009
CONVENTO DE MAFRA
O conjunto deste monumento, que até inspirou uma obra de literatura por muitos considerada a principal do prémio Nobel de Saramago, é impressionante! Não só pela dimensão, como pela riqueza e diversidade de aspectos a observar.
Palácios reais, convento, hospital, igreja, jardins e a maior biblioteca palaciana de Portugal e das maiores da Europa, permitem conhecer o que seria um estilo de vida no século XVIII neste país.
LISBOA DO CHIADO
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
LISBOA... de passagem
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
SONETO "O BALEEIRO", versão completa
(clique nas imagens para as ampliar)
terça-feira, 24 de novembro de 2009
150 ANOS DA ORIGEM DAS ESPÉCIES: DARWIN NOS AÇORES
O debate ainda não terminou e existem teorias que procuram manter viva a chama do criacionismo como a do "Desenho Inteligente" que subvertem o princípio fundamental da ciência, de explicar o mundo sem a intervenção do sobrenatural.
Aproveitando que na viagem de circum-navegação do Beagle onde Charles Darwin viajava como naturalista, que serviu mais tarde de base à teoria da Evolução das Espécies, os Açores foram uma das terras visitas. Hoje é lançado em simultâneo no Faial e no Pico o livro "DARWIN NOS AÇORES - Diário pessoal com comentários" integrado nas comemorações dos 150 anos do lançamento de tão importante obra científica.
Como curiosidade e à semelhança se dizer incorrectamente que Darwin se baseou nos Tentilhões das Galápagos para fundar a sua teoria, também o cientista quando passou pelas ilhas não viu que neste Arquipélago a especialização também se fazia sentir, sendo mais evidente em caracóis nomeadamente em São Miguel, tema que já deu origem este ano a exposições e debates sob o lema "O Erro de Darwin" as ciências são mesmo assim... erram até encontrar uma resposta natural para os factos observados e Charles Darwin, como grande naturalista (geologia + biologia), trilhou este caminho.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
FINALMENTE FÉRIAS!
Aqui infantilmente brincava com o vai-vem das ondas que pareciam divertir-se com a miudagem que se banhava nas poças costeiras, aqui aprendi a nadar, aqui apanhei sustos e aqui fui imensamente feliz. Estas eram as férias de sonho da minha infância!
Mas continuam na memória as férias de então nas Manadas!...
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
POEMA AO BALEEIRO
« Quem é que vejo tão destemido,
num batel, a sulcar a maresia,
temerário a lutar com ousadia
sem se amedrontar com nenhum perigo?!
É o valoroso herói deste oceano,
um valente e arrojado açoriano,
finalmente, o audacioso beleeiro!»
José Carlos, Murmúrios dos meus quinze anos
in "Baleia à Vista" Edição de 1997 do Clube de Filatelia « O Ilhéu»
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
FLORA AÇORIANA 3 - Erica azorica
Os açorianos dão-lhe vários nomes, o mais abrangente é urze, mas também pode ser conhecida por: vassoura, rama, rameira, mato ou barba-do-mato e claro já há quem lhe chame simplesmente érica.
No passado era muito utilizada como lenha/ combustível, devido à facilidade com que arde e ao seu elevado potencial calorífico, também foi usada para fazer vassouras caseiras, em virtude da densidade dos seus ramos, flexíveis e com grande quantidade de pequenas folhas muito estreitas quase semelhantes a pequenos pêlos.
Um dos aspectos ambientais importantes desta espécie está no facto de ser das primeiras plantas a nascer naturalmente nas zonas recém-desflorestadas, o que a torna pioneira na revegetação dos espaços a recuperar ecologicamente e a poder competir com plantas exóticas invasoras (importadas pelo homem, que não existiam nos Açores mas que se expandem demasiado rápido: caso da cana e do incenso).
Devido a ser pioneira gera também alguma antipatia em vários trabalhadores da terra que vêm a érica protegida por lei nascer nos seus espaços agrícolas.
Podem ver mais fotos desta planta aqui.
domingo, 15 de novembro de 2009
HORTA CIDADE MAR...
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
FREGUESIAS RURAIS DO FAIAL 6: Praia do Norte
Ao nível de área não é das mais pequenas freguesias do Faial, mas é a menos populosa da ilha, cerca de 250 pessoas em 14 km2, e é sem dúvida uma das mais martirizadas por sismos e vulcões ao longo da sua história. Esta é a primeira comunidade faialense que na sequência de uma catástrofe natural, o vulcão da Praia do Norte, mudou o seu local de implantação original, situando-se desde 1672 mais para oriente da zona onde nasceu, à semelhança do que aconteceu em parte na Ribeirinha no início do século XXI.
A povoação encontra-se hoje numa encosta de declive suave virada a norte, em grande parte ocupada por mantos de lava com escassas centenas de anos e desprovidos de solo agrícola. A localidade fica sobranceira a uma grande e aberta baía onde se encontra uma fajã com casas de veraneio e pequenas adegas para a produção vinho caseiro. Junto ao mar desenvolve-se uma praia de areia sujeita a ondulação intensa e que dá o nome à freguesia.
A Praia do Norte pode ser considerada como uma das mais antigas freguesias da ilha, havendo referências à sua igreja já em meados do século XVI. Época em que os férteis solos a tornavam uma zona de grande riqueza e produção agrícola. Infelizmente, em 1672 a povoação foi em grande parte coberta por lavas vindas de sul, a catástrofe conduz à destruição do seu solo e à perda do seu estatuto de freguesia, sendo então inserida na do Capelo.
A freguesia na noite de 12 para 13 de Maio de 1958, em plena erupção dos Capelinhos, foi de novo destruída por uma crise sísmica, tendo então sido reconstruída com pequenas casas de arquitectura menos tradicional e a sua igreja foi implantada pela segunda vez mais para oriente.
Apesar destes problemas a Praia do Norte continua a ser uma das freguesias mais belas do Faial, com extensos mantos verdes, ar puro e tradições muito castiças ao nível da gastronomia e costumes rurais tradicionais capazes de cativar intensamente o visitante.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
O ARPOADOR
domingo, 8 de novembro de 2009
FAIAL FILMES FEST 2009 - Sessão de Encerramento
Parabéns aos vencedores, foi um prazer conhecer muitos dos seus autores e respectivos trabalhos.
Por hoje aproveite e venha...
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
FAIAL FILMES FEST 2009 - Três sessões de curtas
Três noites onde 45 obras são apresentadas ao público para se pronunciar e a um júri que tecnicamente analisará os trabalhos e dará a sua classficação.
Três noites sobre cinema únicas no Faial.
Aproveite...
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
FAIAL FILMES FEST 2009, Oficinas: 3.º dia
A noite prosseguiu num bar da cidade com uma homenagem a João Aguardela, falecido no início do presente ano, o qual teve estreitas relações com o Cineclube da Horta.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
FAIAL FILMES FEST 2009 - 2.º dia
terça-feira, 3 de novembro de 2009
FAIAL FILMES FEST 2009 - 1.º dia
Pouco depois a primeira surpresa da noite, um documentário retrospectiva sobre a edição do FFF de 2008, realizado por Fausto André, com entrevistas a vários dos intervenientes daquela edição, um filme que mostrou a competência técnica do seu autor nesta forma de expressão audio-visual.