Todos os anos relato aqui as melhores obras lidas ao longo do último ano, confesso que intensifiquei nos tempos mais recentes a minha leitura e felizmente a qualidade das obras foi elevada, pelo que a escolha não foi fácil.
O melhor livro de literatura Portuguesa
Uma das melhores obras que li de Saramago, profundo e sarcástico quanto baste para nos fazer refletir sobre a nossa sociedade e a morte de uma forma que é ao mesmo tempo divertida e séria.
O melhor romance de literatura Canadiana
Foi finalista do prémio Booker prize de 2011, irmãos que espelham a consciência, o crime, a ambição e o arrependimento, numa sociedade sem lei que foi a corrida ao ouro no far west americano, isto numa escrita irónica e fácil.
Dois livros, destaco aqui ao nível da literatura internacional:
Uma extensa obra com reflexões sobre a capacidade de reabilitação de um indivíduo, um retrato da revolução francesa e da batalha de Waterloo numa escrita fácil e linear típica do século XIX, com todos os seus exageros na qualidades e defeitos das personagens típicos do estilo da época.
É um pequeno livro, mas o que mais me fascinou. Não é um verdadeiro romance, é mais uma metáfora contada de uma forma de tal forma esquematizada, simbolizada, matematizada e com raízes nas viagens de Marco Polo, literatura pura, quase abstrata, mas que não deixa de nos fazer pensar, são pequenos retratos de cidades símbolo, uma obra fundamental para quem gosta de um livro que é simplesmente o ideal de uma obra de arte.