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sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

"Pastoral Americana" de Philip Roth


Citação

"Uma vez iniciado o inexplicável, o tormento da auto-análise nunca mais acaba."

Há bons livros cuja leitura nos faz sofrer, a que resistimos em entrar neles e "Pastoral Americana" de Philip Roth, que com esta obra ganhou um prémio Pulitzer, é um romance que em mim teve esse efeito, aliás, este escritor tem-me provocado luta, se "O Complexo de Portnoy" não consegui concluir a leitura, reconciliei-me com ele através de "A Mancha", agora valeu a pena, mas foi difícil.

Na escola, Seymour Levov, filho de um judeu luveiro tradicionalista, é um jovem alto, louro e um herói do desporto escolar, é um exemplo de sucesso e conhecido por "o sueco". Zuckerman era então um aluno com menos idade, amigo do irmão mais novo dele e um fã, ao crescer  torna-se num escritor famoso (alter ego?) e perto dos seus 60 anos encontra casualmente o sueco e este depois agenda um jantar para falar da importância e força do pai, só que foi um fiasco, só fala do orgulho que tem nos filhos do segundo casamento. Mais tarde, num jantar de antigos-alunos, quase todos com achaques e a lembrar os seus males e desilusões (muita da dificuldade de leitura ronda este evento), o narrador reencontra o irmão do sueco, veio ao funeral deste e descobre quanto foi frágil e infeliz foi a vida de Seymour que se sujeitara a agradar ao pai e ao mundo à sua volta, querendo ser um exemplo do sonho americano e enquanto o mundo se revoltava com a guerra do Vietname e mudava, ele amarrava-se a ideias ultrapassadas sem quebrar as barreiras que os preconceitos sociais lhe impunha, até ao choque que a sua filha lhe deu com o seu temperamento de adolescente rebelde e quando descobre quão falsa era a sociedade americana  que o cercava, desilusão que é um apelo à superação que o narrador transforma em livro das desventuras do seu ex-herói destroçado por aquela América cheia de vícios, contradições e preconceitos e assim monta esta pastoral americana que mais não é que um retrato duro da história deste país em mais de meio século XX.

O texto cruza memórias do passado das personagens, relatos do antigamente da geração mais idosa e eventos e reflexões da década de 1990 face à história, montando uma análise crítica da sociedade e fazendo uma psicanálise dos anseios e desilusões das personagens. Assim, Roth monta um puzzle e faz um retrato de um derrotado e das forças americanas em presença.

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

"Travessuras da Menina Má" de Mario Vargas Llosa


 Citação

"fundava a sua teoria da inevitável desintegração da humanidade devido à gangrena burocrática"

Após vários anos, voltei ao laureado com o Nobel da literatura Mario Vargas Llosa, agora com o romance "Travessuras da Menina Má". O adolescente Ricardo tem o sonho de viver em Paris e apaixona-se no seu colégio em Lima, Peru, por uma recém-chegada que se diz chilena e o aceita de forma fugidia, mas descobre-se que a moça bonita é uma menina má, envolta em mentiras com o objetivo de parecer alguém de classe alta e ser alvo de atenções e desmascarada desaparece. Muitos anos mais tarde, Ricardo torna-se tradutor da UNESCO em Paris, faz um amigo peruano que recruta compatriotas para formação revolucionária em Cuba, entre estes surge a chileninha. Ressuscita a paixão que a menina má alimenta do forma fugidia, vai para Havana e torna-se amante de uma chefia guerrilheira, eis a a vocação da mulher: buscar alguém que lhe dê um estatuto social para ter vida de rica. Inventa passados falsos, mas todas as suas conquistas acabam mal e tem sempre à espera Ricardo, o seu menino bom, que a ama e a acolhe nos interregnos de nova fuga. Uma sucessão de casamentos e amantes em capítulos, décadas, países e cidades diferentes que construirão as memórias da vida de Ricardo que por amor nunca singrou verdadeiramente na sua vida.

A obra, bem escrita e com uma história bem narrada, origina uma trama ao estilo de novela com um amor difícil do protagonista vítima da menina má. O romance vale, sobretudo, porque cada capítulo faz um enquadramento histórico, geográfico social e cultural, assim assistimos sucessivamente à vida dos adolescentes num bairro de classe média alta em Lima na década de 1950, depois a expansão dos ideais da revolução cubana nos anos seguintes na América Latina vistos a partir de uma Paris, que é então o epicentro da cultura mundial com escritores e filósofos como Camus e Sartre, a admiração internacional da canção francesa e do cinema de autor como Truffaut. Depois, tudo muda para Londres entre a década de 60 e 70: o movimento hippie, a minissaia, os Beattles entre outros agentes da revolução cultural de então, uma das páginas que mais gostei do livro. Mas as aventuras da menina má em seguida saltam para uma Tóquio hiper-higienizada e de sentimentos escondidos mas capaz de realidades extremas que chocam. Para se avançar para tempos mais próximos onde é menos evidente a diferença dos costumes face ao presente, um centrado na esperança e desilusão da evolução política do Peru, outro em Paris e o último que mostra a abertura à cultura de Madrid após a ditadura, momento em que a história tem um fim.

Um livro fácil de ler, por vezes cansa a subserviência por amor do narrador à menina má, mas que se torna interessantíssimo por mostrar a evolução cultural no hemisfério ocidental e apontar por alguns dos nomes da literatura mais importantes da Rússia, pelo que se torna um magnífico guia nestes assuntos.