Acabei de ler o livro "Três homens num barco" do inglês Jerome K. Jerome, o romance narra os preparativos e a subida de três jovens e o cão do autor ao longo do Tamisa a partir de Londres, transformando-se assim num livro de viagem contado cheio de humor cavalheiresco britânico do final do século XIX.
Um texto muito fácil, com um teor juvenil e pleno de humor, embora muitas vezes as aventuras sejam contadas com um tom hiperbólico que talvez não pareça muito conveniente no século XXI. Pelo meio existem descrições da paisagem, das estruturas no rio, povoações e da personalidade dos protagonistas o que cria um excelente retrato desta zona da Inglaterra naquela altura.
O seu contínuo humor e a facilidade de leitura justificam porque esta obra foi um sucesso desde o início como livro de lazer e divertimento e estímulo dos jovens à leitura. Uma narrativa simpática e agradável.
6 comentários:
Um romance absolutamente encantador.
O estilo de humor talvez seja o aspeto mais desatualizado, porque é de facto uma amorosa narrativa com a etiqueta social britânica.
nossa, não sei se teria coragem. tudo que coloca animal no meio fico com medo de tragédias com eles. beijos, pedrita
Este provoca mais confusão do que tragédias.
Li há alguns anos e achei algo aborrecido. Mais divertido (num estilo muito semelhante): The Diary of a Nobody, de George e Weedon Grossmith.
Penso que o aborrecido resulta de um tipo de humor que nos soa a gasto hoje em dia, além de que certos pormenores da história inglesa nos são estranhos. Mesmo assim é fácil e frequentemente divertido
Enviar um comentário