(clique na foto para a ampliar)
Cercada de pastagens de minifúndio, com um verde muito característico. Esta localidade estende-se num planalto sobranceiro ao mar, cortado por ribeiras paralelas de caudal perene e vários cones vulcânicos e afloramentos rochosos onde a cor de ferrugem empresta um contraste original na ilha.
Santo Antão tem uma economia pujante baseada na produção de carne bovina, lacticínios e fumeiros, possui ainda uma população onde a juventude é uma fracção importante dos seus habitantes. No 1.º de Janeiro de 1980 a localidade foi destruída pelo sismo mais intenso do século XX nos Açores, tendo sido reconstruída com a traça original na maioria dos seus edifícios.
(Clique na foto para a ampliar)
Esta freguesia tem uma ligação muito especial à Ribeirinha do Faial, na década de 1960 iniciou-se uma migração de jorgenses, sobretudo desta localidade, para a Ribeirinha e no início da década de 1980 quase 40% dos ribeirinhenses eram provenientes de São Jorge, hoje grande parte das famílias destas duas comunidades possuem laços familiares na outra ilha.
A haver geminações de freguesias, Santo Antão de São Jorge, sem dúvida, seria irmã da Ribeirinha do Faial.
5 comentários:
que vale lindo. beijos, pedrita
É de facto uma zona muito agradável e simpática.
Lindo e gosto da vaca no meio do prado, a espreitar :-)
É um vitelinho amoroso que empresta ternura à foto.
Ola caro amigo sempre eh bom ter voce comentando os posts nos blog.
Excelente alerta, temos nessa regiao a ponte corta o Rio Negro e fica a jusante da area de extracao de areia, mais um cuidado a se ter.
Obrigado e seja bem vindo sempre!
Enviar um comentário