impressões de um geólogo amante de livros e música erudita que vive numa ilha vulcânica bela e cosmopolita
sexta-feira, 31 de julho de 2009
MOSTRA DE LIVROS DE AUTORES AÇORIANOS
quarta-feira, 29 de julho de 2009
FILÕES CRUZADOS DE COOPERANTES
Recentemente um geólogo visitante habitual deste blog, com o nickname Trilobite (um dos tipos de animais macroscópicos mais antigos da história da vida e que desapareceram antes do mundo ser dominado pelos dinossaurios, aqui um bom post sobre estes seres vivos tão antigos) enviou-me fotos recolhidas em São Miguel.
Quando a composição das rochas encaixantes é do mesmo tipo do filão e a erosão não criou um relevo diferencial, por vezes torna-se difícil detectar o filão, mas novamente nesta foto uma observação atenta e a discordância angular permitem identificar vários filões, um deles possui igualmente o nickname do seu autor.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
FLORA AÇORIANA - Picconia azorica

Uma das razões porque os cientistas e este blog optam pelos nomes em latim na identificação das espécies resulta do facto de assim não se preterir nenhuma língua viva e não se escolher um nome comum dado por uma região (ou ilha) em detrimento do dado noutra terra.
sábado, 25 de julho de 2009
TRONQUEIRA - VALE DA RIBEIRA DO GUILHERME
Prometi um post com imagens do trabalho de reconhecimento na Serra da Tronqueira, mais especificamente pelo vale da Ribeira do Guilherme ou dos Moinhos, apesar de ter sido no Verão, não foi numa tarde ensolarada, aliás, em conformidade com o que se tem passado no presente mês de Julho.
No trabalho pretendeu-se apenas verificar as condições de realização de uma intervenção manual num espaço ocupado por uma importante e densa cobertura florística natural da Macaronésia - a província biogeográfica de que os Açores faz parte, um tipo de floresta denominado por Laurissilva, tendo em conta a necessidade de assegurar a protecção deste património natural.
Referi antes que um particular interesse de preservação desta área residia na necessidade de conservação de uma das espécies de aves mais raras da Europa. Esta não se dignou surgir aos nossos olhos, mas se quiserem conhecer o priolo, com o nome científico Pyrrhula murina, visitem a página do Projecto Life Priolo ou a do Centro Ambiental do Priolo que contém boa informação e imagens deste exemplar endémico de São Miguel.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
POETAS E POEMAS ESCOLHIDOS VI - Cisaltina Martins
domingo, 19 de julho de 2009
O AZUL DE JULHO NA RIBEIRINHA 2


quinta-feira, 16 de julho de 2009
O AZUL DE JULHO NA RIBEIRINHA 1
(clique nas imagens para as ampliar)
No último fim-de-semana, o sol e o azul das hortências que espreitava do cimo da Lomba Grande para a minha casa convidaram-me a passear pelos Matos da Ribeirinha e banhar-me no azul de Julho com que se envolvem as pastagens todos os anos por esta época.
terça-feira, 14 de julho de 2009
PEDIDO DE COLABORAÇÃO EM CIÊNCIAS DA TERRA
Como as ofertas são poucas, aqui vai um anúncio que recebi e destinado a Licenciados nas áreas das Ciências da Terra e do Ambiente com alguma disponibilidade para desenvolver actividade na ilha do Faial.
MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE TÉCNICOS SUPERIORES
No âmbito das suas actividades na ilha do Faial o OMA - Observatório do Mar dos Açores, pretende receber manifestações de interesse de licenciados nas áreas de Geologia, Geografia, Biologia, Engenharia do Ambiente ou afins, para eventual colaboração durante o ano em curso. Temos especial interesse em licenciados com alguma experiência nas áreas de ensino, dinamização de eventos e acompanhamento de visitas guiadas, que dominem a língua inglesa (conversação).
Os interessados poderão entregar o seu CV no OMA (Fábrica da Baleia – Monte da Guia), ou enviar por e-mail (geral@oma.pt) idealmente até dia 25 Julho de 2009, indicando qual a sua disponibilidade para eventual colaboração. Para qualquer esclarecimento adicional, contacte 926623369 ou 292 292 140.
COSTA NORTE DE SÃO MIGUEL
segunda-feira, 13 de julho de 2009
NOVAMENTE EM EXPLORAÇÕES EM SÃO MIGUEL

Para me reunir aqui em trabalho...
Amanhã pretende-se reconhecimento de campo no seio da Serra da Tronqueira no Concelho de Nordeste, onde vive a ave mais rara da Europa: o priolo.

sábado, 11 de julho de 2009
FREGUESIAS RURAIS DO FAIAL 3: Flamengos
Flamengos Visto da Espalamaca há poucos anos atrás
A freguesia dos Flamengos partilha com a Ribeirinha algumas características comuns, ambas desenvolvem-se no fundo de um vale não exposto ao mar, as duas tiveram o seu núcleo inicial junto a nascentes situadas na ribeira, aqui a Fonte das Bicas tal como o Valado, ambas parecem ter resultado de uma decisão de afastamento ao mar como protecção dos ataques de piratas e as duas (mesmo com geologias diferentes) têm sido fortemente afectadas pelas mesmas crise sísmicas ao longo da história da ilha.
Apesar de tudo, as duas freguesias são muito distintas, os Flamengos cresceu na proximidade geográfica e com estreitas relações laborais e sociais à Horta. Embora com uma identidade própria e um sector agrícola forte, esta comunidade nunca deixou de ser também uma periferia do maior burgo da ilha. Fruto da sua dimensão populacional a povoação sustenta uma dinâmica socioeconómica e cultural grande (mais de 1500 habitantes). É a única comunidade da ilha sem ligações ao oceano. Contrariamente, a Ribeirinha sempre foi predominantemente rurall, distanciada da sede concelhia, com um acesso ao mar e uma reduzida população que se reparte por dois locais, contudo sempre assegurou uma dinâmica vida cultural.
Flamengos observado de avião na aproximação ao aeroporto da Horta, Monte Carneiro em primeiro plano
As lombas e os cones vulcânicos que a bordejam permitem a existência em torno dos Flamengos de vários miradouros de grande valor paisagístico, onde se vislumbra um povoamento alinhado ao longo de ruas que convergem para um núcleo intensamente urbanizado e acom uma pujante construção civil recente característica da proximidade à cidade, embora à dimensão da Horta.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
MEMÓRIA DO SISMO DA RIBEIRINHA DE 9 DE JULHO
REQUIEM AOS NOSSOS MORTOS ESQUECIDOS
Aquele dado - 8 mortos - não me sai da cabeça, uma voz insistente grita-me: Mentira, são mais! Pensa bem... Conta.
Inicio uma viagem por todas as casas dali destruídas e percebi então a falsidade daquele número.
O Joaquim, de 70 anos, meses após o sinistro ainda gritava entre os idosos acolhidos no acampamento, transportado com frequência para a urgência, voltava amansado pelos sedativos, a sua voz silenciou-se eternamente naquele ano.
A Conceição, 77 anos, durante ano e meio arrastou-se para fazer o Modelo 1, o Atestado de residência, a Certidão de teor, a Declaração de IRS, etc. mas foi a Elvira quem entregou ao CPR a Certidão de óbito...
A Antónia, de 50 anos, após tratamentos ambulatórios, percorria as várias via-sacras com estações nos Cartórios de registo predial e notarial, na fazenda, no CPR, na Junta, etc., agora descansa no cemitério.
A Maria, 64 anos, cozinhou para um acampamento inteiro, convenceu a família a ceder um terreno destinado à colocação de um bairro de pré-fabricados, outro para a deposição de entulho e ainda outro para permitir acessos às estruturas de apoio aos sinistrados, tratou de montanhas de papéis entretanto solicitados, recebeu em troca o pedido da certidão de óbito datado da véspera do seu falecimento.
Após tudo isto os - 8 mortos - continuam-me sem sair da cabeça.
Ontem, a Luisa, de 81 anos, pediu-me boleia, não conseguia subir a camioneta para ir à cidade buscar mais outra certidão entretanto solicitada. Pergunto-me, durante quanto tempo aguentará ela?
Há pouco, Felismina, após outra deslocação para tratamentos químicos e de radioterapia, questionou-me: Se eu não chegar ao fim a minha filha perde os direitos?...
Os - 8 mortos - permanecem na internet e ninguém diz nada...
Até quando?
Ribeirinha, 31 de Janeiro de 2000
Nota: Os nomes, sequência e as idades destes relatos verídicos foram alterados.
Publicado no Jornal Telégrafo, em 9 de Fevereiro de 2000.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
TIPOS DE ERUPÇÕES VULCÂNICAS - 0
sábado, 4 de julho de 2009
176 ANOS - PARABÉNS CIDADE DA HORTA
(clique nas fotos para as ampliar)







PARABÉNS!!!