impressões de um geólogo amante de livros e música erudita que vive numa ilha vulcânica bela e cosmopolita
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
BUTTERFLIES DE GONÇALO CABAÇA
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
NOVO BLOG: MENTE LIVRE
Excertos do seu editorial
"Mente Livre é um espaço de exposição de ideias com reflexões pessoais sobre questões sociais e políticas nos Açores, sobretudo problemas de fundo, mas também circunstanciais, devido a estarem em voga nos meios de comunicação social num dado momento."
"A reflexão séria e livre sobre os problemas do mundo à nossa volta é um meio de amadurecer a democracia e procurar soluções para a nossa sociedade. Este é sem dúvida um dos objectivos principais de Mente Livre que se manterá se o seu autor sentir que o espaço preserva esse desiderato ou pelo menos não contribui para a degradação do sistema."
Se o assunto lhe interessa tem este espaço ao seu dispor e visite
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
domingo, 25 de outubro de 2009
BOTES BALEEIROS NO FAIAL
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
BOLETIM DO NÚCLEO CULTURAL DA HORTA

O Boletim deste ano é bem mais vasto do que o habitual e apresenta um importante conjunto de trabalhos sob o tema Os Açores e a sua dimensão oceânica, muitos deles realizados no Departamento de Oceanografia e Pescas, sedeado na Horta.
Pela quantidade de informação, o volume deste ano destaca-se sobremaneira como uma importante colectânea de saber e todos os que tiverem oportunidade de o adquirirem não devem desperdiçar de modo algum.
Uma obra altamente recomendável.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
JAZzORES'09 - NO TEATRO FAIALENSE


domingo, 18 de outubro de 2009
X FESTIVAL DE TEATRO JUVEARTE

Desde já os meus parabéns pela iniciativa e extensão a várias parcelas dos Açores, em segundo lugar um apelo:
APROVEITE, VÁ AO TEATRO!
Eu por mim já assegurei os meus bilhetes.
No Faial, no Teatro Faialense dias 20 e 21.
Para saber mais sobre este evento no Faial, já esta semana, ou em qualquer outra das ilhas, consulte a página oficial do JUVEARTE
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Por coincidência, no sábado, dia 17, celebra-se o Dia Mundial da Erradicação da Pobreza, o mesmo vídeo aplica-se às duas datas.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
ÁGUAS-FURTADAS DA HORTA
domingo, 11 de outubro de 2009
COLÉGIO E CONVENTO DOS JESUITAS NA HORTA
Depois com a redução do papel de plataforma giratória de vários serviços, essas instalações sobredimensionadas passaram a ter outros usos à medida, o colégio e convento dos jesuítas acolheu a igreja Matriz - após a ruína anterior igreja de que resta apenas a torre do relógio - e várias repartições públicas, hoje limitadas ao Museu e à Câmara Municipal, a principal entidade do poder local da cidade e de toda a ilha.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
FORTE DE SÃO SEBASTIÃO

terça-feira, 6 de outubro de 2009
UMA LIÇÃO DE ALBERTO CAEIRO
Quem me dera que eu fosse o pó da estrada
E que os pés dos pobres me estivessem pisando...
Quem me dera que eu fosse os rios que correm
E que as lavadeiras estivessem à minha beira...
Quem me dera que eu fosse os choupos à margem do rio
E tivesse só o céu por cima e a água por baixo...
Quem me dera que eu fosse o burro do moleiro
E que ele me batesse e me estimasse...
Antes isso que ser o que atravessa a vida
Olhando para trás de si e tendo pena...
domingo, 4 de outubro de 2009
PORTÃO DE PORTO PIM
Recordações do passeio na baía do Porto Pim integrado nas comemorações no Faial das Jornadas Europeias do Património com o lema "Conhecer para Proteger".
No Portão de Porto Pim, o alçado exposto ao mar é essencialmente constituído de tufo vulcânico, esta rocha é o material de construção de vários edifícios (sobretudo militares na Horta), como já falei aqui, mas, provavelmente por questões de maior resistência e consistência do basalto (quase preto), é esta última rocha que forma o arco do portão. e a rampa de acesso dos barcos ao mar. Dois produtos vulcânicos abundantes na Baía de Porto Pim.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
FREGUESIAS RURAIS DO FAIAL 5 - Salão
Salão é uma das menores freguesias rurais em termos populacionais do Faial, pouco mais de 400 pessoas e dispõe-se numa encosta suave inclinada para norte. As suas casas dispersam-se sobretudo num anfiteatro composto de vários arruamentos ao longo do declive norte sul designados por canadas (termo antigo que significa rua), que unem a rua da igreja em semicírculo na zona mais elevada e antiga à Estrada Regional de direcção essencialmente Este-Oeste, que forma o principal eixo populacional actual, e a menor altitude.
Apesar de ser um povoamento antigo, é uma das freguesias mais jovens da ilha, criada apenas em 1730, mas a sua pequena dimensão nunca impediu uma florescente actividade cultural que se estende até à actualidade, contrariamente à sua fruticultura famosa até ao início do último quartel do século XX, sobretudo a qualidade dos seus pêssegos e maçãs, época a partir da qual é quase extinta pela expansão da agropecuária bovina e coincidente com o fim da sua actividade baleeira muito significativa no passado.
a norte da Ribeirinha, freguesia que lhe faz fronteira para nascente, neste momento a principal referência ainda não recuperada é a sua igreja, a reconstruir transferida para a Estrada Regional com uma arquitectura moderna e arrojada.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
1 de Outubro: DIA MUNDIAL DA MÚSICA
Música, não me importa que seja étnica ou universal, antiga ou contemporânea, erudita ou popular, tonal, modal ou atonal, consonante ou dissonante, comercial ou invendável, profissional ou amadora. A mim importa-me que seja Boa e Honesta, atributos por vezes de difícil definição, mas que concedo a toda aquela Música que torna a minha vida digna de ser vivida com prazer.
Parafraseando um comercial: se eu podia viver sem a Música, poder, podia, mas não era a mesma coisa e entre as boas memórias da vida, a Música tem uma cota parte muito significativa.