impressões de um geólogo amante de livros e música erudita que vive numa ilha vulcânica bela e cosmopolita
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
RETROSPECTIVA DE 2010 e FELIZ ANO NOVO
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Mensagem de Geocrusoe mais visitada em 2010
A mensagem deste blogue mais visitada no ano de 2010 foi publicada no início de 2009 e refere-se a um Presépio de Natal construído em 2008.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Freguesias rurais do Faial 11 - Ribeirinha/ESPALHAFATOS

Zona central dos Espalhafatos vista no acesso ao Mato
Uma das curiosidade desta localidade está na origem do seu nome. No século XV a zona elevada chamava-se Alto da Ribeirinha, mas após um ataque de piratas às populações, comum na época, estas conseguiram emboscá-los e atacá-los na parte estreita do vale. Os inimigos abandonaram os seus despojos e roupas e o sítio ficou famoso por ser onde foram espalhados os fatos, daí passou a Alto dos Espalhafatos.
sábado, 25 de dezembro de 2010
PRESÉPIO DE ESCUTEIROS DA RIBEIRINHA
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
FELIZ NATAL 2010
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
CHEGOU O INVERNO!
domingo, 19 de dezembro de 2010
Pérola da língua portuguesa:VINICIUS DE MORAES
Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.
Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Tempos de Inverno
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
FÉRIAS!.... Acabaram-se.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
A PASSEAR POR LISBOA
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
LISBOA depois de BARCELONA

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
BARCELONA - Cultura

Aqui, além de Gaudi na arquitectura, Picasso deu os primeiros passos, Miró evoluiu e Dali fez experiências.
Na música, Jordi Savall destaca-se mais pelo papel de dar a conhecer obras menos recentes e com uma vestimenta atraente do que criar novas composiçoes, mas a qualidade do Teatro do Liceu é o oposto do que aconteceu ao S Carlos de Lisboa, no canto lírico é uma referência na Europa.
Na rua todas as formas de cultura, mais ou menos pop ou juvenil, estao presente, é uma cidade com a vida cultural das urbes do centro e norte da Europa, mas com o calor humano latino e nisto Barcelona é única e marca a diferença.
Vale a pena conhecer Barcelona!
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
BARCELONA - Reflexões pessoais

Conheço este síndrome em Quebec City, embora Barcelona tenha tido a sorte de ter tido artistas de renome a fazer parte da sua história recente: Gaudi, Picasso e Dali, o que chama a atençao para a cidade. A língua oficial que a política quer afirmar nao parece ser a predominante no seio das suas gentes, embora todas as legendas tenham em primeiro lugar o catalao e isso mostra algum complexo.
Tal como em Quebec City, também aqui alguma sinalética mostra a nao cooperaçao entre instituiçoes de nível supra-nacional, o caso mais evidente foi dentro do Jardim de Montjuic, onde nao vi indicaçoes para a Fundaçao Miró, mas todos os pequenos interesses a cargo da entidade que gere o jardim estao sinalizados, setas seguramente dispensáveis aos turistas e desnecessárias aos locais, mas a maior atraçao nao merece a mesma atençao.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Barcelona - Primeiras Impressões
